George Hilton exaltou estrutura antidoping do Brasil

Agência Brasil

O ministro do Esporte, George Hilton, disse nesta quinta-feira (11) que o governo brasileiro não teme que atletas que devem participar dos Jogos Olímpicos de 2016 desistam de vir ao Brasil por causa da epidemia do vírus Zika. Os Jogos começam em 5 de agosto.

Nos últimos dias, circularam informações de que comitês olímpicos de alguns países deixariam seus atletas à vontade para decidir se participariam ou não da Olimpíada do Rio. Na terça-feira (9), porém, o comitê norte-americano negou que tenha feito tal comunicado às federações esportivas dos Estados Unidos.

O ministro disse que, na próxima semana, o Comitê Olímpico Brasileiro vai se reunir com as federações internacionais para buscar conscientizá-las sobre os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti, mas que “não há possibilidade” de os atletas deixarem de vir ao Brasil.

“Definitivamente, a Olimpíada está garantida e será um grande evento. É um trabalho de conscientização inclusive das lideranças das federações internacionais, está todo mundo mobilizado. Não é um problema do Brasil, isso é um medo do mundo, e todos estamos cientes da responsabilidade, mas nada que comprometa o grande espetáculo”, disse o ministro após participar de reunião no Palácio do Planalto sobre o combate ao vírus Zika.

Segundo Hilton, se algum atleta for infectado pelo Zika durante as competições, terá “toda a assistência” das autoridades brasileiras e tratamento no país.