Dois caminhões do Exército foram lotados de lixo

Após anos de reclamações, denúncias, vizinhos infectados, estabelecimento fechado uma vez, uma operação de combate a dengue liderada pela prefeitura de Campo Grande com a Delegacia de repressão a Crimes Ambientais e de Proteção ao Turista – Decat, chegou a um ferro velho localizado no Bairro Guanandi. A ação resultou na prisão em flagrante de José Ferreira da Silva (68), responsável pelo estabelecimento.

No estabelecimento, além de escancarado furto de água e energia elétrica, a equipe encontrou dezenas de focos do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O local já havia sido alvo de fiscalização notificado diversas vezes, no entanto, equipes da prefeitura encontraram pneus, carcaças de automóveis e uma série de recipientes com acúmulo de água parada.

Foi necessário utilizar dois caminhões do Exército para fazer a retirada de entulho e lixo. Conforme o delegado Wilton Vilasboas, responsável pela prisão, José já havia sido notificado cerca de dez vezes para regularizar a situação de seu terreno. “Ele já teve várias oportunidades, mas nada foi feito. Essa foi a última decisão que tivemos que tomar”, disse.

Para conhecidos, José dizia que podiam multa-lo à vontade que ele não mudaria nada em seu ferro velho, em algumas ocasiões se indispondo até com vizinhos que reclamavam da sujeira que ele promovia no local. O homem que é aposentado, foi indiciado em inquérito por crime ambiental, por contribuir na proliferação do mosquito transmissor aedes aegipty, responsabilizado pelo funcionamento clandestino do ferro-velho, já que não tinha licença de funcionamento e indiciado por furto de água e energia. Como já tem passagem por receptação, José Ferreira não terá direito a fiança.

Os vizinhos do ferro velho confirmam que o local já havia se tornado um problema gigante para os moradores da região. Vários moradores, inclusive crianças e famílias inteiras já contraíram dengue. As pessoas contam que suas casas são cheias de mosquitos que com certeza saem do ferro-velho.