Mato Grosso do Sul sai na frente dos demais Estados e deu o pontapé inicial para o Feirão do Imposto, por meio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Jovem de Campo Grande, junto com a Conaje (Confederação Nacional dos Jovens Empresários), durante a palestra “O Mundo em 2030” do empresário e empreendedor sul-mato-grossense Ricardo Nantes, realizada nesta terça-feira (1) no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, na Capital.
Antes do início da palestra, os participantes do evento assistiram a um vídeo da coordenadora nacional do Feirão do Imposto, Silvia Wilbert, que conclamou os empresários de Mato Grosso do Sul a aderirem a campanha nacional que este ano tem como símbolo um bumerangue, que é um objeto de arremesso conhecido no mundo todo por retornar ao seu marco inicial.
“Foi escolhido porque traduz o esperado ciclo dos tributos, ou seja, sair das mãos do contribuinte para que o estado administre e retorne em forma de serviços básicos essenciais, como saúde, segurança e educação. Como este ciclo de retorno não tem acontecido de forma coerente no Brasil, complementamos o Bumerangue do Imposto com a frase ‘o único que vai e não volta’”, afirma Silvia.
O lançamento foi realizado pelo presidente do Conselho de Jovens Empresários (CJE), Marcos Silva, presidente da CDL Jovem Campo Grande e integrante da Conaje em MS, Felipe Todesco, diretora da CDL Jovem, Dandara Germiniani e pelo presidente da Startup MS, Rodney Junior.
O presidente da CDL Jovem Campo Grande, Felipe Todesco, afirmou  que os jovens da entidade tem um compromisso de conscientizar a sociedade sobre a incidência das altas cargas tributárias. “Nossa intenção não é ir contra um governo, mas conscientizar a população do que está acontecendo, e através disso que haja uma reação do governo sim, para com a nossa classe empresarial”.
Em entrevista à CDL/CG, a vice-governadora Rose Modesto declarou que o executivo estadual está sensível em esclarecer aos empresários o destino dos recursos obtidos com impostos, além de debater e discutir formas de não onerar o setor.
“Acho que todo país está sentindo isso, 2015 foi um ano muito difícil, inclusive alguns ajustes que fizemos foi pensando em atingir de forma especial as pessoas que nesse sentido teriam condições de contribuir um pouco mais. A tendência de um gestor é analisar sim e distribuir melhor essa questão da renda. Não tivemos como fugir disso, mas hoje estamos entregando para a população resultados, como por exemplo, o fato de que Mato Grosso do Sul ter hoje o melhor salário do país para os professores. Isso é muito também do trabalho que a gente fez, inclusive, envolvendo a questão da pauta fiscal. Temos que, de fato, ter essa sensibilidade e debater sempre e torcer por nossa economia nacional, para que o governo federal possa cumprir com a obrigação dele que não tem feito e a gente não precise mais debater essa pauta no governo”, declarou Rose.
Os participantes do evento participaram do lançamento do Feirão do Imposto enchendo balões amarelos em alusão à campanha que será realizada em todo o país, simultaneamente, no dia 21 de maio deste ano. Em Campo Grande serão realizadas várias ações no dia em que empresários estarão comercializando produtos sem incidência de impostos.
Feirão do Imposto – O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Conaje para conscientizar se quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos.