A prefeitura de Campo Grande realiza a remoção das famílias para outras áreas próximas à região do Lixão. Em um dos loteamentos, no bairro Vespasiano Martins, onde estão sendo instaladas 52 famílias, a Prefeitura faz a mudança e entrega apenas um kit composto de lona e prego. Os moradores reclamam da falta de infraestrutura nos terrenos e assistência para que as famílias possam se estabelecer adequadamente no local.

Os moradores da Cidade de Deus, que já foram retirados da favela, reclamaram do novo local para onde foram levados. A dona de casa, Mariana Gonçalves, 24, mora com o esposo e 4 filhos e alega que a transferência não foi bem aceita. “A gente queria uma casa. Aí pegaram, tiraram nós de uma favela para colocar em outra favela. Mas não adianta nada para nós”, reclama, indignada.

O sofrimento com a transferência também afeta a família da dona de casa, Rosângela Ximenez, 30 anos, que mora há 4 anos na Favela de Deus e agora foi remanejada para a área no bairro Vespasiano Martins. A moradora é solteira e por isso não tem como erguer o barraco no local. Ela aguarda ajuda da prefeitura, mas por enquanto ainda dorme debaixo da lona com três filjhos de 1 mês, 6 e 12 anos. “Eu sou mãe solteira, não tenho como construir outro barraco, além disso não tem como cozinhar para as crianças”, relata o drama vivido Rosângela.

A Prefeitura realiza, desde segunda-feira (7), a transferência das famílias que moram na comunidade Cidade de Deus, localizada no Dom Antônio Barbosa. A ação conta com o apoio de servidores da Emha (Agência Municipal de Habitação), Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação (Seintrha), funcionários da Energiza e também da empresa de abastecimento de água que promovem a instalação de luz e água aos moradores.

A remoção de moradores da favela Cidade de Deus para uma área no Bairro Vespasiano Martins continuou na tarde de quarta-feira (9) e está sendo feita em caminhão baú escoltada por equipes da Guarda Municipal que faz plantão no local. Até o momento a prefeitura disse ter feito a transferência de 25 famílias da Favela Cidade de Deus, restando ainda 27 famílias que aguardam transferência para essa área.

Os barracos foram demolidos e as 52 famílias que estão sendo transferidas para a nova área no bairro Vespasiano Martins dormem debaixo da lona, sujeitos a todo tipo de transtornos porque ainda não conseguiram montar a nova moradia. A maioria não tem recursos para comprar fios, tábuas e materiais para erguer os barracos. A demora no auxílio dos funcionários da prefeitura para ajudar a montar os barracos também causa revolta aos moradores.

Segundo funcionários da prefeitura, a previsão é que a transferência dure pelo menos três dias, restando ainda a remoção de 27 famílias para o Vespasiano Martins. Apesar da demora da mudança e a dificuldade em erguer os barracos, no local tem água e energia e também um Ceinf (Centro de Educação Infantil), mas a obra está paralisada. Os moradores fazem necessidades fisiológicas em três banheiros químicos instalados no local.