O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou nesta quarta-feira (16) da inauguração em Corumbá do sistema de videomonitoramento da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enafron). O sistema de videomonitoramento é instalado no 6º Batalhão da Polícia Militar e contará com 90 câmeras abrangendo oito municípios que integram fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
Para ativação do sistema foram aplicados R$ 3,9 milhões em recursos obtidos junto ao Governo Federal através da Estratégia Nacional de Segurança Pública (Enafron). São 15 câmeras instaladas nas cidades de Corumbá e Ladário monitorando durante as 24 horas, as áreas urbanas dos dois municípios.
O sistema prevê ainda o rastreamento do posicionamento das viaturas policiais através de GPS (sistema de posicionamento por satélite). De acordo com o comandante do 6º Batalhão da PM tenente-coronel César Freitas Duarte, o sistema “Consiste na instalação de vários centros integrados de segurança pública, com trabalho conjunto entre Polícia Militar, Polícia Civil e Bombeiros. As câmeras instaladas em estratégicos das duas cidades têm sinal enviado via rádio para a Central de Operações. O sistema coibirá o furto ou roubo de veículos e irá auxiliar no trânsito, podemos coordenar o trânsito com esse monitoramento.
Durante a solenidade presidida por Azambuja, o prefeito Paulo Duarte anunciou que irá interligar as câmeras do sistema de monitoramento da Guarda Municipal ao da Polícia Militar. “Este sistema vai auxiliar o trabalho das forças de segurança que, apesar de todas as dificuldades, fazem um bom trabalho”, afirmou.
Agilidade policial
O governador destacou a agilidade que o trabalho das forças de segurança pública ganhará com a implantação do videomonitoramento, que ele quer levar para a toda a faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Nesta primeira etapa atenderão nove cidades. Além de Corumbá e Ladário receberão o serviço Amambai, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Mundo Novo, Naviraí e Ponta Porã,
“Facilita a ação da polícia. Podemos fazer uma parceria com a iniciativa privada, pode-se pegar câmeras de estabelecimentos e linkar com esse sistema que nós instalamos possibilitando o monitoramento ainda maior.
Moderniza e permite acompanhamento, principalmente, nas regiões fronteiriças. Precisamos ter um olhar e preocupação, por parte do governo, com a fronteira. A gente acaba sendo porta de entrada para armas, droga, e outros ilícitos e, porta de saída para veículos e outras situações. A fronteira bem monitorada, com policiamento e Município, Estado e União trabalhando juntos conseguiremos dar mais segurança para a região”, afirmou Reinaldo Azambuja.
O governador ainda assegurou que a região de Corumbá e Ladário será contemplada com aumento de efetivo da Polícia Militar, que virá após aprovação de um projeto de lei a ser enviado para apreciação dos deputados estaduais. O Estado ainda prevê ampliar o poder de equipamentos e aparelhamento das forças de segurança pública.
“Estamos encaminhando para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que permite chamar militares da reserva, remunerando-os e assim colocando efetivo maior. É um pedido de Corumbá um maior efetivo. Terá, após aprovação dessa lei, um efetivo maior. O Governo entrega nos próximos dias armamentos, viaturas, coletes, pistolas, metralhadoras, fuzis”, disse Reinaldo Azambuja complementando que já existe um trabalho para ampliar a já existente “integração das polícias” de Mato Grosso do Sul.

Com assessoria