Avelino Neto

POSSEEm solenidade presidida pela vice-governadora e secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Rose Modesto, o tenente-coronel PM Rosalino Gimenez Filho, substituiu o coronel PM Duarte no comando da Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo (CGPA), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública. A cerimônia ocorreu no hangar do Governo do Estado no Aeroporto Internacional de Campo Grande.

Na passagem de comando o secretário de Justiça e Segurança Pública Silvio Maluf, destacou o trabalho desenvolvido pela coordenadoria, que segundo ele exerce um trabalho de muita pressão, acompanhado de uma responsabilidade muito grande, mas com resultados extraordinários.

“A equipe da CGPA trabalha com harmonia mesmo nas adversidades, suportando a pressão de uma função de risco e atuando com grande responsabilidade na defesa do Estado”. Maluf destacou as inúmeras missões realizadas pelo CGPA, muitas delas de caráter humanitário como socorro às vítimas de acidentes, incidentes ou com problemas de saúde em locais distantes ou de difícil acesso.

Já Rose Modesto, agradeceu pelo apoio durante o período de comando do coronel Duarte na CGPA, e destacou que a coordenadoria atua diretamente no combate à criminalidade e assistência às pessoas. “Esse é um trabalho de fundamental importância para o Estado, principalmente as ações de apreensão de drogas e nas causas humanitárias”. Rose falou ainda da capacidade dos integrantes do CGPA, o que possibilita conforto absoluto e total segurança às pessoas de um modo geral, atendidas pela Coordenadoria.

Durante a posse foi destacada a qualificação do tenente-coronel Gimenez, o novo comandante, um dos pioneiros no policiamento aéreo em Mato Grosso do Sul, ainda com uma única aeronave doada pela Polícia Federal para apoio no combate aos crimes cometidos na região pantaneira, os na época, temíveis coureiros, como eram definidos os caçadores de jacarés e contrabandistas de peles.

Foram destacadas ainda as habilitações de Gimenez na área de aviação como piloto, técnico e instrutor de pilotagem e operações policiais aéreas, inclusive no exterior, para aeronaves de asas fixa (aviões) e rotativas (helicópteros) de diferentes modelos. Além de habilitações no setor de aviação, Gimenes é advogado habilitado junto à OAB e pós-graduado na área administrativa. Além da vice-governadora, prestigiaram a cerimônia o alto comando da PM, Polícia Rodoviária Federal, Assembleia Legislativa e centenas de policiais de diversas patentes e unidades da Capital e interior.