Avelino Neto

Em plena safra no Paraguai, cargas de maconha estão sendo apreendidas de maneira recorde em território brasileiro a partir da fronteira. As polícias não passam um único dia sem que prendam traficantes ou simplesmente encontrem cargas da droga “esquecidas” nas estradas, em ônibus, vans, motos e até em bicicletas.

Um desses “achados” ocorreu por volta de 23h3o desta sexta-feira (1º) na rodovia MS-289, região de Amambai. Depois de avistar uma barreira do DOF – Departamento de Operações de Fronteira – o condutor da moto Honda com placa HTU-0245/MS de Nova Andradina, fugiu por uma estrada vicinal.

Minutos depois os policiais encontraram a moto abandonada constatando que o condutor sumiu pelo mato. Na garupa da moto a equipe do DOF apreendeu 101 “tabletes” de maconha pesando 109 quilos da droga. Como não há registro de furto/roubo ou outro problema com a moto, o proprietário será convidado a dar explicações.

Jaraguari

Quase no mesmo horário, policiais rodoviários federais com auxílio de cães farejadores, apreendiam na BR-163, em Jaraguari, quase nove quilos de maconha. A droga estava em uma sacola acomodada no porta volumes interno do ônibus da Viação Ouro e Prata, do itinerário Porto Alegre/Santarém.

Como a bagagem não estava etiquetada e cadastrada na lista de passageiros conforme exigência legal, o responsável não foi encontrado. Após todos os passageiros e motorista serem entrevistados, a droga foi apreendida e o ônibus liberado.