O Procon de Mato Grosso do Sul realizou uma pesquisa para o Dia das Crianças e constatou diferença de preços de alguns brinquedos de até 150,86% em seis lojas de Campo Grande. Segundo o levantamento divulgado nesta sexta-feira (7), foram analisados 53 itens.

Os jogos lideram as maiores variações de preços e ocupam os cinco primeiros lugares do ranking. Em seguida, aparecem as bonecas e máscaras. Também constam na lista carrinhos, bonecos de personagens infantis e vídeo game. A menor variação entre os itens pesquisados é de 0,05%.

A orientação do Procon é pesquisar preços, forma de pagamento e taxas de juros, antes de adquirir o brinquedo. Segundo a Superintendente para Orientação e Defesa do Consumidor, Rosimeire Cecília da Costa, “em momentos de crise é preciso encontrar alternativas que não pesem no bolso”.

Outro alerta feito pela superintendente é sobre a faixa etária do brinquedo. Cada produto se destina a uma faixa de idade a fim de evitar acidentes de consumo. Outra dica é observar se o produto desejado não demanda custos adicionais como pilhas ou créditos e todas as informações, inclusive o manual de instruções, que deve estar em português.

A pesquisa completa pode ser consultada no site do Procon/MS, clicando aqui.