Avelino Neto

blitzA Policia Militar realiza desde o começo da noite desta sexta-feira (7), podendo se estender por todo o feriado, uma operação de caráter preventivo ostensivo de forma a garantir a tranquilidade da população dentro área de atuação do Comando de Policiamento Metropolitano – CPM, atuando em parceria com outros órgãos do Estado e do município.

Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, DEOPS (Delegacia Especializada de Ordem Política e Social), SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), AGETRAN (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e Vigilância Sanitária, visando o policiamento ostensivo e preventivo, a prevenção das contravenções penais de Perturbação do sossego e Perturbação da Tranquilidade, o cumprimento de mandados de prisão, apreensão de armas, drogas, recuperação de veículos oriundos de furtos e roubos, e também a regularidade documental dos estabelecimentos comerciais noturnos, realizaram esta operação, voltada a melhoria da convivência social e ordem pública.

Com base em informações chegadas à Central de Operações da PM através do telefone 190, foi verificado o elevadíssimo numero de solicitações relatando perturbação do sossego nas noites de sextas-feiras e sábados, fazendo com que um conflito de simples perturbação, evolua rapidamente para desentendimentos, ameaças ou até mesmo crimes contra a vida.

Desta forma, se tornou indispensável à união de todos de forma a evitar que o direito ao lazer de uns interfira na tranquilidade ou descanso de outros, conforme define o coronel Valdir Acosta, comandante do policiamento Metropolitano. Na sexta-feira (7). A operação ocorreu em diversos pontos da cidade, sendo fiscalizados bares, lanchonetes, conveniências e similares, quanto aos alvarás, material de prevenção e combate a incêndio, inspeção sanitária, além de abordagens a alguns frequentadores dos estabelecimentos, com o intuito de identificar a presença de menores, foragidos da justiça, armas ou drogas.

Valdir destaca que a fiscalização de trânsito não foi deixada de lado, uma vez que muitas pessoas ainda não se conscientizaram no que tange a álcool e direção, falar ao telefone enquanto dirige, uso do sinto de segurança e outros adendos pertinente ao CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Equipes de policiais do GECAM, Força Tática do 9º BPM, BOPE e do BPChoque, garantiram a segurança dos presentes durante fiscalização nos estabelecimentos. A primeira fase da operação contou com um efetivo de 52 Policiais Militares, 11 motocicletas e sete viaturas quatro rodas, sendo centenas de pessoas abordadas, 50 veículos vistoriados e quatro pessoas conduzidas a delegacia.

Também foram notificados estabelecimentos comerciais por falta de alvará, não apresentar equipamentos de combate a incêndio e pânico (extintores e placas de sinalização), perturbação da tranquilidade e do sossego alheio, conforme o disposto na Legislação Ambiental.