A Piracema começa amanhã em três rios de Mato Grosso do Sul (Paraná, Paranaíba e Aporé). Nos demais, o período de proibição da pesca se inicia no dia 5 de novembro e ambos seguem até 28 de fevereiro de 2017. Como todos os anos, a medida é necessária para proteger os peixes durante o período de reprodução.

Neste ano, o estado vizinho Mato Grosso se antecipou e fechou a pesca no dia 1° de outubro. Com isso, a PMA (Polícia Militar Ambiental) aumentou a fiscalização preventiva nos rios que fazem divisa com o Estado, além de operações durante o mês.

Durante a piracema, a fiscalização será mantida intensificada, mas com estratégia diferenciada, de monitoramento dos cardumes e cuidados com as cachoeiras e corredeiras, que são pontos críticos.

Proibições – As permissões de pesca são diferentes para as áreas, mas não passam de 10 kg de pescado mais um exemplar, em todo o Estado. Em 1º de fevereiro de 2017 começa a pesca na modalidade pesque-solte no leito (Calha) do rio Paraguai, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro, quando a partir de 00h00 , do dia 1º de março a pesca estará aberta novamente.