A Câmara Municipal de Aquidauana realizou ontem, quarta-feira 01, a primeira sessão de 2017. Denominada de Sessão de Instalação, não ordinária, essa primeira sessão tem como objetivo principal a leitura da mensagem do prefeito municipal para o exercício de 2017, a fala dos vereadores líderes de bancadas e o primeiro teste na condução da Mesa feita pelo presidente eleito, vereador Valter Neves (PSDB).
Já a próxima sessão, do dia 07 de fevereiro, será de caráter ordinário, onde projetos e propostas dos vereadores serão lidos e discutidos.
A presença do prefeito Odilon Ribeiro à sessão de ontem marcou o que sinaliza de novos tempos de entendimento entre o Executivo e o Legislativo. Os primeiros sinais disso já foram amplamente percebidos na posse do novo prefeito e vice e dos novos vereadores eleitos, na sessão do último dia 01 de janeiro. Naquela sessão a maioria das falas, tanto do executivo quando do legislativo apontavam que um novo entendimento tinha inicio entre ambos.
Trabalho, parceria e entendimento foram expressões ouvidas em diversos discursos daquele dia. O próprio prefeito Odilon Ribeiro afirmou em sua fala que iria contar com a parceria do Legislativo. O mesmo ocorreu no discurso da vice-prefeita Selma Suleiman e dos lideres de bancada.
Esse entendimento ou parceria destacada foram bem recebidos pela população de Aquidauana, que passou os últimos quatro anos vendo a passividade dos vereadores frente a enormes problemas que a cidade, seus quatro distritos e suas mais de dez aldeias sofreram sem que nenhuma voz, salvo fracas exceções, fossem levantadas a favor deles.
Para os próximos quatro anos, espera-se que essa ‘parceria’ entre Legislativo e Executivo não se repita em velhas atitudes de ausência ou passividade e que o Legislativo finalmente cumpra sua missão de fiscalizar o Executivo e apresentar leis e projetos que de fato atendam os anseios da população que os elegeu.

odilon