São Paulo – Já falamos aqui que a banana é uma excelente fonte de magnésio e que ajuda no relaxamento muscular e na diminuição do estresse do dia a dia. A fruta também possui triptofano – uma das substâncias responsáveis pela da sensação de bem-estar.

O que talvez muita gente não saiba é que a banana pode também ajudar na perda de peso. Pelo menos é isso que sugere o programa alimentar batizado de Dieta da banana matinal.

Criada no Japão por Hitoshi Watanabe e febre no país, a dieta consiste basicamente em substituir o café da manhã por uma banana acompanhada de um copo de água em temperatura ambiente ou morna.

O objetivo de comer a fruta em jejum tem relação com a rápida sensação de saciedade que a banana provoca no organismo. Se seguida corretamente e claro acompanhada de uma alimentação balanceada nas demais refeições, há indícios que é possível perder até 8 quilos em um mês.

Para se ter uma ideia do sucesso desta dieta, em 2008, quando a dieta foi criada, o Japão sofreu com escassez de banana porque a procura pelo produto cresceu assustadoramente.