As atletas Joanna Maranhão, Camila Pedrosa e o nadador Rodrigo Modena entraram na Justiça contra a CBDA pela escolha dos colegas Thiago Pereira, Ana Marcela Cunha, Hugo Parisi e outros dois nomes para a Comissão de Atletas da entidade.

No pedido, o grupo afirma que Coaracy Nunes, presidente da confederação há 29 anos, usa de práticas “antidemocráticas e ilegais” para continuar no poder. A ação pede que sejam realizadas eleições para a escolha dos nomes da comissão, que terá direito a voto na escolha do presidente da CBDA, marcada para daqui 15 dias.

Segundo a inicial movida pelos atletas, Coaracy nomeou a comissão de atletas cujo vice é Thiago Pereira para a “obtenção de mais um voto” favorável à sua permanência no poder. No pedido, Joanna e seus colegas afirmam que a CBDA contrariou as leis Pelé e Profut, de 2015, que determinam que sejam realizadas eleições gerais e diretas entre os atletas para a escolha dos nomes.

O advogado da CBDA, Marcelo Franklin, nega que a presidência da confederação tenha tido participação na escolha da chapa. A versão, no entanto, é contrariada por pelo menos uma matéria, do jornal O Estado de S.Paulo, que afirma que Ana Marcela foi convidada por telefone quando treinava em Santos (SP) pelo próprio presidente Coaracy para o cargo.

A ação está sendo analisada pelo juiz Leonardo de Castro Gomes, da 17ª Vara Cível do Rio de Janeiro que deve decidir nos próximos dias. (Uol Esporte)