A partir de hoje, quinta-feira (23), o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul conta com 10 cães que poderão auxiliar nas ações de busca e salvamento de vítimas. Os animais serão usados em ocorrências na Capital e em Coxim e também prestarão auxílio em ações de terapia, desenvolvidas pelos militares em clínicas e hospitais.

Coordenador do projeto de uso de cães na corporação, capitão Fábio Pereira de Lima afirma que a iniciativa tem objetivo de aumentar as chances de resgate e encontrar vítimas.

Nos últimos meses, os 10 cães das raças Boiadeiro Australiano, Pastor Belga, Rastreador Brasileiro, Labrador e Golden Retriever participaram de treinamentos que eram realizados três vezes por semana com duração de 1 a 2 horas por dia.

Dos 10 cães, três serão levados para Coxim. Dos sete que ficaram em Campo Grande, três deles são específicos para ações de terapias em hospitais. Esses animais foram cedidos aos Bombeiros por moradores da Capital, eles vivem com os civis e só são buscados nas casas quando há ação de terapia em alguma unidade hospitalar.

Os quatro cães usados especificamente em ações de busca e salvamento moram com os soldados que foram treinados para utilizá-los quando houver necessidade.

Nesta manhã, durante o lançamento do serviço, os animais fizeram demonstrações de busca.

Animais moram com soldados e civis (Fotos: Valdenir Rezende/Correio do Estado)