Com 3 mil vagas ociosas a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) tenta soluções para o problema, inclusive com a facilitação do processo de transferência de acadêmicos. A UFMS tem 15.056 alunos na graduação, ou seja, as 3 mil vagas em aberto representa quase 20% do total das preenchidas, 16% da capacidade de oferta.

A falta de alunos da instituição é tamanha e perceptível também para novas vagas, tanto que na quinta-feira (22) a universidade publicou o sexto edital de convocação pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O chamado foi para 26 candidatos, que estavam na lista de espera, em diferentes cursos em Campo Grande, Três Lagoas e Naviraí. Entre as vagas, quatro estavam disponíveis para medicina na Capital, conhecido por ser sempre o mais concorrido entre os 111 cursos de graduação oferecidos em onze diferentes cidades do Estado.