O 7º Batalhão de Polícia Militar adotará, dentro de alguns dias, um tipo de armamento utilizado pelas mais conceituadas Polícias do Mundo. É a chamada “Arma de Condutividade Elétrica”. Esse armamento nos foi disponibilizado pela Diretoria de Gestão de Patrimônio e Logística – DGPL, da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, por intermédio de seu Diretor, o Tenente-coronel Alves Neves.

Tal equipamento, também conhecido como “Taser” é um tipo de armamento menos letal, que evita, em muitos casos, o uso da arma de fogo pelo policial militar. É claro que as armas de fogo continuarão sendo utilizadas em medidas extremas. Esse novo artifício será apenas mais um recurso disponível ao policial, durante seu dia de trabalho. Todo o efetivo policial participará de treinamentos e instruções com o novo armamento e conscientizações sobre valores éticos profissionais e a observância dos Direitos Fundamentais das pessoas.

Segundo o comandante do 7° BPM tenente-coronel Airton Praeiro, disse que no cumprimento do dever, todos sabem que os agentes de segurança pública, responsáveis pela aplicação da lei (isso inclui os Policiais Militares), devem respeitar e proteger a dignidade humana e apoiar os direitos fundamentais de todas as pessoas. “No atendimento de ocorrências policiais, o ‘emprego da força’ só será usado quando estritamente necessário e na medida exigida para o cumprimento do dever”.