Em referência ao Dia do Índio, as crianças do Centro de Educação Infantil Irmã Dulce, no município de Anastácio, receberam uma visita muito especial, para aprenderem um pouco sobre a cultura desses povos.

O grupo cultural da Escola Estadual Cândido Mariano, de Aquidauana levou conhecimento e entretenimento para a criançada. Vestidos a caráter, os alunos sob a orientação da professora e indigenista Geyse Ortega, usaram cocar e pinturas típicas da cultura indígena pelo corpo, uma das características que mais marcam e é tão necessária e importante esteticamente como a roupa usada pelo “homem branco”.

Para os índios tem sentidos diversos, não somente na vaidade, ou na busca pela vaidade perfeita, mas pelos valores que são considerados e transmitidos através dessa arte. Feita de jenipapo, carvão e urucum, tem como objetivo diferir os povos, determinar a função de cada um dentro da aldeia e até mostrar o estado civil.

 O maior objetivo dessa visita foi ensinar para os pequenos a importância desses povos na história do nosso País e assim manter viva a cultura e seus costumes. As crianças ficaram encantadas com a presença dos índios da escola Candido Mariano. Ouviram atentas e ganharam uma linda pintura facial.

“Uma das obrigações da escola é fazer conhecer as diferentes culturas e ensinar as pessoas a se respeitarem convivendo de forma pacifica e harmoniosa”, disse a professora Geyse em seu perfil no Facebook.

Fotos: Geyse Ortega