Não só Aquidauana, Anastácio e Miranda são agraciados por Aldeias Indígenas, mas no município de Dois Irmãos do Buriti a cultura desse povo é bastante viva por conta das comunidades no entorno da cidade. E lá não foi diferente, a quarta-feira (19) foi recheada de comemorações em alusão ao Dia do Índio.

Na Aldeia Buriti, o Cacique Rodrigues convidou Policiais Militares da região para participarem das festividades. Um ato louvável, pois coloca trégua nas tantas histórias de conflitos envolvendo indígenas e segurança pública, mesmo sendo área Federal, não pertencendo à circunscrição da PM.

Mesmo os indígenas não tendo boas experiências envolvendo policiais, como o caso de ocupação em uma fazenda no município de Caarapó, em junho de 2016, onde a Polícia Militar esteve no local e, após auxiliar o Corpo de Bombeiros no resgate das vítimas (já que estava havendo um confronto entre índios e produtores), três policiais militares acabaram reféns, é nítida a importante iniciativa dessas lideranças da Aldeia Buriti em acolher o efetivo que faz a segurança da região, para passar o dia com a comunidade indígena.

Segundo a assessoria de comunicação do 7º Batalhão de Polícia Militar, foi a primeira vez que policiais foram convidados a participar do evento, tradicional todos os anos na região. O comandante da PM em Dois Irmãos do Buriti, Tenente Ferraz, participou das comemorações e se colocou à disposição, em nome do comando do 7º BPM, para quaisquer ações que beneficiem as comunidades indígenas.