A vice-prefeita de Aquidauana Selma Suleiman aproveitou o feriado de Tiradentes e visitou as Aldeias Terenas da região. Acompanhada de gerentes municipais e vereadores, prestigiou mais um dia de comemorações em referência ao Dia do Índio.

Durante o encontro, Selma parabenizou os indígenas e ressaltou que como representante do poder público municipal, deve respeito e atenção à comunidade. Também pode acompanhar um pouquinho das festividades de cada aldeia. Crianças, moças, rapazes e idosos pintaram os corpos, vestiram-se a caráter e se reuniram para mostrar através da dança, tradições cultivadas há milhares de anos. A vice-prefeita reforçou que o Dia do Índio deve ser reverenciado, já que os indígenas fazem parte da cultura brasileira.

Nesta semana de Abril, todos os anos ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os municípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.

De acordo com números do IBGE, Mato Grosso do Sul tem pelo menos 77 mil índios, a segunda maior população do país, atrás apenas do Amazonas, onde existem 183 mil indígenas.

Fotos: Agecom Aquidauana