As bandas de jovens alunos que desfilavam pela cidade, tocando belos e reluzentes instrumentos, fazem parte da lembrança de muita gente. Mas se engana quem acredita que essa imagem faz parte somente do passado – felizmente uma vontade do prefeito Odilon Ribeiro e da primeira-dama Maria Eliza Ribeiro, em parceria com Fundação de Cultura/Turismo de Aquidauana (Fundact) vai trazer de volta a tradição da banda marcial nos eventos do município e participações em todo o Estado. O maestro Lázaro juntamente com o maestro Ramão Limonges estão formatando o projeto de reativação da Banda Municipal e criação da Banda Marcial de Aquidauana.

No mês de Abril, importantes reuniões com o pedagogo e maestro Lázaro Roberto Hermenegildo para o segmento de música instrumental em Aquidauana, estão sendo feitas para a possível reativação da Banda Municipal Otávio Mongelli e criação da primeira Banda Marcial de Aquidauana. “Estamos formatando o projeto técnico para reativar a banda, abrir o processo de inscrição nas escolas e definirmos, com a Fundact e o apoio do CRAS, as ações socioassistenciais que serão desenvolvidas com as crianças e adolescentes. O projeto visa não só ofertar uma formação musical, mas de cidadania e integração social”, explicou o maestro Lázaro à imprensa local.

Segundo os maestros, a iniciativa de reativar a Banda Municipal e criar a Banda Marcial é mais do que apenas ofertar educação musical, mas será uma forma de ajudar as crianças e adolescentes a formar novos músicos, que possam participar dos eventos da cidade, se integrarem socialmente e receberem um atendimento assistencial para fortalecer a formação cidadã deles.

A partir da reativação da Banda Municipal Otávio Mongelli, os maestros organizarão as turmas de alunos para os estudos musicais também com o objetivo de criar uma nova formação de músicos que irão compor Banda Marcial de Aquidauana. Está sendo feito levantamento dos equipamentos que a Fundação de Cultura de Aquidauana possui e quais ainda serão necessários para reativar a banda. A sala dos musicistas está no Complexo do Museu de Arte Pantaneira de Aquidauana, onde o maestro Ramão Limonges tem feito a organização e manutenção do acervo instrumental da Banda Municipal “Otávio Mongelli”.

Os músicos explicaram que a diferença entre as bandas está no instrumento utilizado. A banda musical conta com instrumentos de palheta, como, por exemplo, o sax. Já o termo “Banda Marcial” é marcado pela marcha pelas ruas, com um grupo de músicos instrumentais que geralmente apresentam-se ao ar livre e apresentam movimentos corporais – geralmente algum tipo de marcha.

Com investimentos que o prefeito Odilon Ribeiro pretende fazer via Prefeitura e Fundação de Cultura, a Banda Municipal e a futura Banda Marcial ganharão ‘fôlego’ e tornarão a envolver a comunidade no ensino musical e na socialização de crianças e adolescentes.

 

Banda “Otávio Mongelli” – A Banda Municipal “Otávio Mongelli” foi criada pela Lei nº 427, no ano de 1965, porém somente foi organizada como tal, em Maio de 1972, quando o então prefeito Fernando Lucarelli Rodrigues e o ex-vereador Plínio de Arruda Leite resolveram organizar a banda, adquirindo os primeiros instrumentos necessários, deixando sob a responsabilidade do maestro José Bezerra que está até hoje. A primeira apresentação da Banda Municipal “Otavio Mongelli” foi no dia 15 de agosto de 1972, em comemoração ao aniversário de Aquidauana.

Nos últimos anos, o maestro Ramão Limonges esporadicamente reúne alguns músicos das igrejas, que voluntariamente, se apresentam em restritas datas comemorativas da cidade.

 

Foto de Capa: Arumí Figueiredo – Banda Marcial Aglay Trindade Nantes do Município de Anastácio