E os usuários de entorpecentes não respeitam o local – que já foi um dos cartões postais do município de Aquidauana, e muito menos o contingente do Exército Brasileiro, que está na cidade se preparando para mais uma missão no Haiti, e usa a área externa da Estação Ferroviária como base de treinamento das possíveis ações que poderão ser desenvolvidas naquele país, com o apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Apesar de comum, mais uma vez policiais militares flagraram usuários de drogas saindo da Estação Ferroviária, hoje abandonada e servindo de abrigo para o consumo de entorpecentes. O fato ocorreu na noite de quarta-feira (03), quando um jovem de 18 anos e um adolescente de 16, se intimidaram com a presença do Grupamento Especializado Tático de Ações Motorizadas – GETAM do 7º BPM.

Ao serem abordados, foi encontrada em um dos bolsos do maior de idade uma porção de maconha. Ele disse que comprou o entorpecente e convidou o amigo, o menor de 16 anos para juntos consumirem o produto no local. Diante dos fatos, o homem foi preso e o jovem apreendido, sendo encaminhados junto com a droga para a Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana.

De acordo com a assessoria do 7º Batalhão de Polícia Militar, oferecer drogas é crime. De acordo com a Lei Nº 11.343, conhecida com Lei Antidrogas, “oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento, para juntos a consumirem” (art. 33, § 3º), punido com pena de detenção, de seis meses a um ano.  Nesse caso, usuários que forem flagrados oferecendo drogas serão encaminhados para Delegacia de Polícia local, para lavradura do Termo Circunstanciado de Ocorrência, para que futuramente o usuário responda ao Juiz, a natureza e objetivo de portar a droga.

Estação Ferroviária

O local já mereceu atenção de turistas do Brasil inteiro, com a reativação do Trem do Pantanal, onde embarcavam para conhecer a fundo nossa cultura pantaneira, partindo de Campo Grande e entrando no Portal do Pantanal, até Miranda. O JNE entrou em contato com a Gerência de Cultura e Turismo do Município, para verificar se há alguma ação para inibir a presença de usuários no local. A assessoria informou que o local está sob responsabilidade da RUMO Engenharia e do DNIT. Até o fechamento da matéria, a reportagem não conseguiu contato com os órgãos.