Nesta segunda as atenções estiveram voltadas para Anastácio que completou 52 anos de emancipação político-administrativa – que deixou de ser um distrito de Aquidauana e passou a ser uma cidade vizinha à Princesa do Sul, com quem se conecta pelas águas do Rio Aquidauana.

Pela manhã foi realizado o desfile cívico e militar, em referência ao aniversário da cidade com a presença do prefeito do município, Nildo Alves de Albres junto com a primeira-dama Cássia Albres, de autoridades de Aquidauana e Anastácio, e participações do Exército, Polícia Militar, escolas e secretarias da cidade. O governador Reinaldo Azambuja também esteve presente, e além de prestigiar as comemorações, fez a entrega da patrulha mecanizada, que são máquinas e implementos para o suporte para as famílias da agricultura familiar.

Azambuja chegou por volta do meio dia e participou de um almoço no Clube do Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) com o prefeito Nildo Albres, servidores municipais, autoridades do executivo e legislativo de Aquidauana e também autoridades militares.

O governador também anunciou a restauração do asfalto na avenida Manoel Murtinho, segundo ele em seu discurso, a mais importante da cidade. O Governo do Estado vai investir R$ 900 mil. Será restaurado um trecho de 2,1 km até a entrada do Frigorífico Buriti. A patrulha mecanizada (trator, grade aradora, grade niveladora, rotoencanteirador, distribuidor de calcário e uma pá carregadeira) consumiu investimento de R$ 161.239,00. Os recursos foram alocados por meio de emendas parlamentares de autoria de Reinaldo Azambuja, quando era deputado federal em 2014, e do ex-senador Ruben Figueiró. “Antes tarde do que nunca”, essa foi a colocação do governador sobre a entrega dos equipamentos agrícolas.

“Nós vamos fazer a maior entrega para produtores da agricultura familiar da história do Mato Grosso do Sul. Serão 50 milhões em equipamentos para esses agricultores do Estado, uma parceria do governo com a bancada federal. Foi uma emenda minha como deputado e hoje, por coincidência do destino, entrego como governador”. Azambuja ainda ressaltou a importância desses agricultores na mesa dos brasileiros. “Hoje, 70% do alimento do brasileiro vem da agricultura familiar. Arroz, feijão, farinha, mandioca, frutas e legumes, é produzido por essas famílias”, reforçou. O governador ainda prometeu que irá fazer um projeto para a execução de uma ponte de concreto sobre o rio Taquarussu, na estrada que dá acesso aos assentamentos de Anastácio.

Reinaldo também fez um compromisso com a comunidade indígena do Distrito de Taunay. Será pavimentado da BR 262 até o Distrito que dá acesso as aldeias, onde todos os dias é o caminho de professores, estudantes, comunidade em geral. As lideranças indígenas presentes no evento receberam com muita animação a notícia.

Para comemorar o aniversário, a agenda incluiu uma série de atividades. Neste fim de semana, por exemplo, foi encerrada a Festa da Farinha – evento realizado há 12 anos, como parte da programação oficial, e que se tornou um dos principais da região Centro-Oeste.

Colônia Nordestina

A cidade que é conhecida pela tradicional Festa da Farinha, com sabor, som e poesia, conta com uma colônia de nordestinos que faz Mato Grosso do Sul ter um pedaço do Nordeste onde começa o Pantanal.   A estrela da comemoração é a farinha de mandioca, produzida artesanalmente em colônias nos arredores de Anastácio. Locais que reúnem nordestinos, principalmente de Pernambuco, desde antes de o município ser criado. Enquanto Anastácio comemora seus 52 anos, a colônia mais conhecida, a do Pulador, já passou dos 90.

A fundação da Colônia Pulador em Anastácio guarda história de famílias que migraram para a região entre as décadas de 1930 e 1950. Hoje, os agricultores familiares são apoiados por programas de extensão rural que ajudam a manter produção tradicional e registram a historia de trabalhadores que contribuem com o desenvolvimento local.

A história de Anastácio

A ocupação das áreas da região sudoeste de Mato Grosso do Sul, onde está localizado o município de Anastácio, começou em 1870. Dois anos depois, a compra da Fazenda Santa Maria pelo italiano Vicente Anastácio fez com que surgissem as primeiras áreas comerciais.

A chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi decisiva para que a povoação fosse transferida para a margem esquerda do Rio Aquidauana, por conta dos trilhos, mudança que impulsionou o processo de emancipação de Anastácio. Atualmente, a cidade conta com população estimada de 24.852 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Tem Nossa Senhora de Lourdes como padroeira oficial.

Programação de aniversário – A programação prossegue nesta quarta-feira, com a assinatura de convênios, termos de cooperação e protocolo de intenções, a partir das 19h30. Em seguida, haverá a entrega do CD com a nova gravação do hino de Anastácio, no Centro de Convenções e Eventos Prefeito Cláudio Valério. Já no próximo sábado, será realizado o IV Fórum de Educação Integrativa e Interdisciplinar de Anastácio, no Assentamento Monjolinho.