O tempo já deu sinal de mudanças no Portal do Pantanal. A partir desta terça-feira (09), o tempo muda no Estado, e há previsões de temporais com chuvas intensas, trovoadas, rajadas de vento de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia – Inmet, há alerta de tempestades para 28 municípios do Estado, especialmente os da faixa oeste, desde o sul até o norte. Pode haver tempestades em Antônio João, Amambai, Aquidauana, Anastácio, Aral Moreira, Bela Vista, Bodoquena, Bonito. Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Dourados, Eldorado, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Japorã, Jardim, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Nioaque, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Tacuru.

Segundo o Inmet, formação de uma área de baixa pressão no Paraguaio favorece a convergência de ventos úmidos no extremo oeste e sudoeste do Estado, ocasionando as pancadas de chuvas, por vezes forte. Estas condições persistem pela madrugada de amanhã e devem se desconfigurar durante a tarde, quando chuvas devem ser menos intensas e há previsão de abertura de sol. Temperaturas se elevam e dia deve ser quente, com máxima de 34°C.

Em Aquidauana e Anastácio, podem ocorrer chuvas e trovoadas pela manhã, tarde ou noite. Com máxima de 33ºC e mínima de 24ºC. Já em Campo Grande, céu deve oscilar entre claro e nublado, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Temperaturas ficam entre 21°C e 31°C.