Temer evitou dar declarações públicas em defesa da presidente

O habeas corpus que chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ontem, sexta-feira (19), que solicita o arquivamento do inquérito contra Michel Temer (PMDB), diz que o presidente da República é um “idoso de 76 anos”, não acostumado a “uma rotina empresarial”, vítima de um empresário “muito esperto” – em referência ao dono da JBS, Joesley Batista. Informação publicada na edição deste sábado, pelo jornal “O Tempo”.

De acordo com o jornal, o pedido, solicitado pelo advogado Samuel José Orro Silva, de Taubaté, interior de São Paulo, foi distribuído para o ministro Luís Roberto Barroso. Leia trecho do habeas corpus:

“Primeiramente, é necessário se destacar que se trata de um diálogo entre um homem de negócios muito experimentado, chamado pelo mercado como ‘muito esperto’, de 45 anos de idade, e que, em sua carreira profissional, sempre buscou atingir seus objetivos a todo custo (motivo das investigações que corriam contra si), e um idoso (Temer), de 76 anos de idade, que não é acostumado a uma rotina empresarial.”

Em sua delação, Joesley Batista contou que gravou Michel Temer durante um encontro no “porão” do Palácio do Jaburu, em Brasília, residência oficial da vice-presidência da República. Na conversa, o presidente teria sugerido que se mantivesse pagamento de mesada ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e ao doleiro Lúcio Funaro para que estes ficassem em silêncio.

Diante da delação e da gravação, o procurador geral da República, Rodrigo Janot, suspeita que o presidente Michel Temer cometeu pelo menos três crimes: obstrução da Justiça, corrupção passiva e organização criminosa.

 

Fonte: Jornal O Tempo