Aconteceu na última sexta-feira (19), a solenidade de entrega da boina para os soldados do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, em Aquidauana, que concluíram o exercício de longa duração em 2017. O evento contou com a participação dos familiares dos militares, que com muita emoção e alegria, entregaram a boina aos soldados.

O evento marcou o encerramento do período de instrução individual básica, fase inicial da formação do soldado, caracterizada por intensas atividades militares e de um exercício de campo de longa duração.   Ao término dessas atividades, como forma de materializar a justa vitória alcançada pelos recrutas, o Exército Brasileiro, em formaturas, como a realizada no dia em destaque, entrega as boinas aos soldados incorporados em suas organizações militares. Assim, de forma simbólica, o desafio superado e a firme conquista de objetivos pelo soldado da nossa Força Terrestre são reconhecidos e valorizados.

A cerimônia foi aberta ao público em geral, e marcada pela emoção da conquista por parte do grupamento de soldados, que entoaram, com orgulho, canções militares durante a formatura. Os  soldados receberam suas boinas das mãos de seus respectivos padrinhos e madrinhas, que emocionados registravam com fotos e vídeos um momento tão importante para a carreira militar.

A entrega da boina é um ato revestido de grande simbolismo, pois marca o fim da primeira fase de formação do combatente e, além disso, representa o momento em que os novos soldados poderão andar fardados fora do quartel. Mas, por outro lado, significa uma grande responsabilidade, pois estarão representando toda uma instituição, o Exército Brasileiro.

O comandante do 9º BE Cmb, tenente-coronel Fábio Bogoni, proferiu palavras sobre a importância da cerimônia, destacando o culto à disciplina, a camaradagem, o espírito de corpo e a dedicação. “Nossos soldados são dignos e merecedores de receberem a boina verde, pela intensa semana de treinamentos que passaram, colocaram em prática tudo que aprenderam durante o ano dentro do Batalhão. Concluímos uma etapa do serviço militar desses soldados, e espero que prossigam nessa missão”, disse orgulhoso.

A cerimônia encerrou-se com um desfile da Tropa, em continência ao seu Comandante, perante os familiares e amigos que prestigiaram a solenidade. Em seguida, foi oferecido um lanche de confraternização para os recrutas e seus familiares, onde foi passado um vídeo de todo esse período de treinamento, onde as famílias puderam ver a transparência no trabalho realizado pelo 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão.