Introduzidas no Lago do Parque Arnulpho Fioravante localizado em frente ao Shopping Center de Dourados há quase trinta anos por um policial já falecido, as capivaras se multiplicaram no local. Atualmente são centenas delas vivem naturalmente no parque, mas vem causando sérios transtornos já que os animais durante a noite atravessam o asfalto e chegam até o shopping.

No início da semana o Jornal Midiamax recebeu uma denúncia anônima dando conta que “caçadores urbanos” estão entrando no parque durante a noite e levando as capivaras para fazer linguiça.

Conforme a denúncia que está sendo apurada pelo Midiamax, os caçadores entram pelos fundos do Parque onde não existe mais portão e com armas específicas atiram dardos tranquilizantes nas capivaras que depois de imobilizadas são transportadas para outro local.

Pelo exotismo da espécie, qualidade da carne e prazer pela caça as capivaras estariam sumindo aos poucos do Parque. Conforme a denúncia, a carne dos animais abatidos estaria sendo transformada em linguiça que estariam sendo levadas até para outros estados.

O Midiamax esteve no quartel da Policia Militar Ambiental de Dourados que funcionada dentro do próprio parque onde vivem as capivaras, mas não conseguiu falar com o comandante que está numa missão do Parque do Ivinhema e deverá voltar apenas na terça ou quarta-feira.

No início, há três décadas eram apenas dois casais de capivaras introduzidas pelo policial que ocupava uma pequena chácara ao lado do Parque. Pela qualidade do lago, pela abundância de alimentos e pela tranquilidade do local que não é frequentado pela população, pois há muito tempo está abandonado, os animais encontraram o lugar perfeito para viver e se reproduzir.

As águas do lado do Parque Arnulpho Fioravante desembocam no córrego Paragem e normalmente as capivaras deveriam se espalhar pelo leito e margens, mas isso não acontece por causa de uma comporta que impede a passagem dos animais. Somente nos dias de enchente é que alguns animais acabam passaram para o outro do lado da comporta, seguindo pelo córrego até chegar ao Rio Dourados.

Os “possíveis” caçadores, conforme a denúncia participariam fóruns secretos na internet onde comentam o assunto e até trocam receitas de pratos com a carne da capivara. Umas das receitas é justamente da linguiça de capivara.

 

JNE com Midiamax