A gerente de educação de Aquidauana, professora Ivone Nemer acompanhada do prefeito Odilon Ribeiro, esteve nesta segunda-feira (29) no Núcleo de Educação José Alves Ribeiro, localizado na Fazenda Taboco, com o objetivo de ouvir a comunidade escolar e conversar sobre as condições físicas e pedagógicas da Unidade de Ensino.

O prefeito frisou sobre a infraestrutura e a busca de recursos para melhorar as condições físicas para os alunos. Já a professora Ivone, pontuou as questões específicas da educação rural, que deve levar em conta o ciclo das águas e também sobre a pedagogia da alternância. Atualmente são atendidos diariamente 96 alunos, do 1° ao 9° ano, aos quais o município oferece transporte escolar para alunos e professores. São servidas para esses alunos 3 refeições por dia, sendo café da manhã, lanche e almoço.

“Nós estamos trabalhando para garantir uma educação digna em nosso município, temos buscado com muita luta recursos para reparo na estrutura das unidades de ensino” disse o prefeito aos presentes.

Participaram da reunião os vereadores Sebastiãozinho, Agnaldo da Saúde, pais, professores, direção e direção adjunta da Escola Municipal Polo Pantaneira.

 Prêmio InovaCidade – Neste ano, o município de Aquidauana foi agraciado com o Prêmio InovaCidade, um reconhecimento de gestão pública sobre o conceito de cidades inteligentes. A inscrição foi provocada pela escritora aquidauanense Raquel Anderson, através de case escrito por ela sobre escolas pantaneiras, e teve o apoio e incentivo do prefeito Odilon Ribeiro e da vice Selma Suleiman.

Segundo Odilon, o prêmio é motivo de orgulho para Aquidauana. Desde 1998 Aquidauana dispõe da Escola Municipal Polo Pantaneira. Hoje a referida escola conta com 263 alunos, sendo 200 alunos transportados diariamente das fazendas até as escolas situadas no pantanal e 63 alunos em regime de internato, em três núcleos escolares.

Nas escolas em que os alunos são transportados diariamente, percorre-se 828 km/dia, entre as 58 fazendas do entorno até a escola sede. No que se refere à alimentação/merenda escolar, são servidos: café da manhã, lanche e almoço, no período matutino em dois Núcleos Escolares, tudo isso sob responsabilidade do município.

“Seguramente afirmo que devemos nos orgulhar em ter esse prêmio no nosso município, um reconhecimento ao que sempre pregamos: o valor imensurável das escolas pantaneiras. Agradecer grandemente ao trabalho da nossa escritora aquidauanense Raquel Anderson que abriu caminho para recebermos este prêmio. Voltaremos para nossa cidade com o coração cheio de orgulho” afirmou o prefeito Odilon.

 

Foto: AGECOM