Grupo de militares do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão que estava no Mato Grosso, na Operação Rio Preto, retornou para Aquidauana nesta quarta-feira (31), para um período de ‘arejamento’.

Ao todo, retornaram 37 homens, substituídos por outros militares dentro do planejamento de rodízio normal para a missão. Com a ponte montada, o trabalho agora é de manutenção e controle de tráfego na região de Alô Brasil e o município de Confresa, trecho da BR-158, a 1.160 km de Cuiabá, na região do Araguaia.

O grupo foi recepcionado pelo comandante do 9º BE Cmb, tenente-coronel Fábio Bogoni com uma formatura e um delicioso almoço, feito especialmente para comemorar a chegada dos militares contando com a presença dos familiares. “A missão deles foi cumprida, agora caberá aos militares que os substituíram, manter o padrão no êxito alcançado”, pontuou o comandante.

Tenente-coronel Bogoni fez questão de parabenizar um a um, enaltecendo o importante papel que cada militar desempenhou na Operação, de ter abraçado a missão, deixando família em Aquidauana para ficar longo período em prol de normalizar o tráfego em uma das rodovias mais importantes do país, para o escoamento da safra brasileira.

Operação Rio Preto – Um comboio com 21 viaturas e cerca de 50 militares – incluindo carretas bitrem e ambulância com médico, além de todo o aparato para atender o efetivo, saiu do 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão, no município de Aquidauana, rumo ao Mato Grosso no dia 15 de abril, para a montagem da ponte LSB no lugar de outra que cedeu após passagem de uma carreta no período de fortes chuvas. A rodovia é importante eixo de ligação do país para escoamento de safra.

O Batalhão que é considerado referência em trabalhos de engenharia preparou-se em menos de uma semana para a Operação “Rio Preto”, semana inclusive em que se comemorou o Dia da Arma de Engenharia, evento importante para as Unidades do Exército desse porte.

Fotos: 9º BE Cmb