O Governo de Mato Grosso do Sul ficará responsável pela gestão do Aeroporto Regional de Bonito após impasse junto ao contrato com a empresa Dix Empreendimentos, que administrava o local. A empresa estava à frente do Aeroporto há 10 anos, cujo patrimônio é avaliado em R$ 16 milhões.

“Mesmo diante dos resultados operacionais negativos, registrados desde a sua inauguração em 2009, a Dix sempre primou pela busca de ofertar uma prestação de serviço com alto padrão de qualidade, tendo cumprido todas as exigências dos órgãos reguladores”, comentou a empresa.

Impasse

Após ter ido parar na Justiça a briga entre a concessionária do Aeroporto Regional de Bonito, a 205 quilômetros de Campo Grande, e o Governo do Estado, sobre de quem seria a responsabilidade pela manutenção da pista de decolagem no local, a Seinfra (Secretaria de Estado de Infraestrutura) decidiu intervir e afastar a empresa Dix Empreendimentos da gestão do aeroporto, o que ocorreu em setembro de 2016.

Em fevereiro deste ano, após meses de interdição do governo do Estado, o Aeroporto viu o primeiro jato de grande porte pousar na pista. Em março, o prazo do decreto que permitia a gestão temporária expirou, o que levou o governo a prorrogar a vigência da intervenção, para garantir que o aeroporto de Bonito não encerrasse as atividades.

O aeroporto recebeu uma notificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para que passasse por reparos de aderência na pista de pousos e decolagens. Caso as reformas não fossem efetuadas, o aeroporto poderia ser fechado.

A pista estava danificada, e parte teve que ser interditada. Outros problemas como infiltrações também ocorriam no lugar. De acordo com o Secretário, que visitou o local, os problemas foram resolvidos e hoje a pista opera com total capacidade, 2 mil metros de comprimento e 30 de largura.