Após desconfiar de “falso frete”, o motorista Paulo Ramos de Oliveira, de 34 anos, acionou uma equipe do Batalhão de Choque, da Polícia Militar, na noite desta quinta-feira (06), por volta 18h, na BR 060, em Campo Grande. A quadrilha era composta por Paulo Sérgio da Silva, de 28 anos, que morreu após tentar fugir no e iniciar um tiroteio contra os policiais militares, Jhonys Aguento Harthmann, de 27 anos, Jader Luiz Paulino Dourado, de 28 anos e Jhonys Kewyn Renan Costa Lopes de Souza, de 18 anos, além de um homem ainda não identificado que os orientava por meio de mensagens.

Paulo Ramos acionou a polícia depois de desconfiar de um homem que tinha contratado o frete para uma carga de milho da cidade de Capão Seco até Nova Alvorada do Sul. A vítima informou que o local de encontro com os autores era no posto de combustível Tarumã.

Na BR-060 o caminhão foi abordado, sendo que a vítima estava conduzindo e  tinha como passageiros Jhonys e Kewyn. Assim que viram os agentes os autores tentaram esconder o revólver calibre 22 e uma faca de açougueiro pela cabine. Na mochila de Jhonys foi encontrado um rolo de fio elétrico e luvas. A dupla confessou que iriam render a vítima e levá-la para um cativeiro próximo ao assentamento Santa Mônica.

Durante a prisão, o outro integrante que ainda não foi identificado, mandava mensagens no celular dos autores informando como eles deveriam agir no cativeiro e que já estava mandando um motorista para levar o veículo para o Paraguai. Minutos depois duas testemunhas, não identificadas, chegaram ao local e relataram que foram contratadas por um homem  chamado Douglas Santos Domingos, por meio do Facebook, que pedia um motorista com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria E, para levar um caminhão até acidade de Ponta Porã.

Depois do relato da testemunha chegou a informação no celular de Jhonys, que indicava as característica de Jader que relatava que ele daria apoio no cativeiro e pegaria uma quantidade em dinheiro.  Jader estava em uma motocicleta Honda, de cor vermelha e tinha como carona de Paulo Sérgio. Ao receberem a ordem de parada Paulo tentou fugir por meio de milharal iniciando um tiroteio contra os policiais, acabando ferido e sendo socorrido e encaminhado para atendimento medico, mas não resistiu e morreu. Jhony, Kewy e Jader foram encaminhados para a Delegacia. O autor que mandava as mensagens ainda não foi localizado.