Um ataque de hacker que já fez vítimas pelo mundo, foi registrado pela Polícia Civil nessa segunda-feira (16), em Dourados. Um homem, de 38 anos, se apresentou como uma das mais novas vítimas. Ele teve seu computador bloqueado e recebeu o pedido de resgate em por R$ 50 em forma de criptomoedas.

De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima conta que recebeu por e-mail uma mensagem dizendo: “Seu computador está bloqueado, para ativa-lo, você tem que pagar U$ 50 em bitcoins”, com o endereço virtual em seguida. O hacker teria pressionado o jovem a realizar o pagamento em até 24 horas, caso contrário o equipamento seria “totalmente bloqueado”. Até a queixa policial, a máquina estava sem funcionar.

Por ser uma moeda difícil de rastrear, o bitcoins tem sido utilizado nesses tipos de golpe, e neste ano já prejudicou multinacionais de comunicação e sistemas de saúde públicos – inclusive o Hospital do Câncer. Nesse caso, os hackers programaram uma mensagem nos computadores exigindo o pagamento de 300 dólares em bitcoins. A Polícia Federal ficou à frente do caso.

 

Foto: Ilustrativa