Neste ano em Aquidauana os pais terão novidades no atendimento social às crianças e adolescentes, a começar pela ampliação das vagas para os projetos sociais oferecidos pela Secretaria de Assistência Social em parceria com as Forças de Segurança. De 150, foi para 250 vagas imediatas. Esta terça-feira foi o “start” para o início do período de matrículas e rematrículas.

 

Em reunião no gabinete, o prefeito Odilon Ribeiro recebeu a equipe de técnicos, monitores, patrulheiros mirins e florestinhas, mães e autoridades militares para o lançamento das inscrições e divulgação das atividades que serão ofertadas pela SMAS neste ano.

 

“Ajudar os pais na educação, qualificação e na formação cidadã das nossas crianças”, afirmou o prefeito Odilon Ribeiro ao falar sobre a importância dos projetos e programas que a prefeitura oferta via Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

A pedido do prefeito, diante dos dados de atendimentos do ano passado, a equipe da SMAS se dedicará a ampliar o atendimento e prestação de serviços para as famílias, ampliando as vagas e ofertando novas oficinas para as crianças e adolescentes.

 

Para ofertar as atividades e ampliar as vagas, o prefeito Odilon Ribeiro renovou as parcerias com o 9º Batalhão de Engenharia e Combate ‘Carlos Camisão’, Corpo de Bombeiros de Aquidauana, Polícia Militar Ambiental, 7º Batalhão de Polícia Militar de Aquidauana e Projeto Adote Um Atleta.

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

 

Segue até o dia 15 de fevereiro o período de rematrículas das crianças e adolescentes que já participavam dos projetos e programas sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) em Aquidauana. Para alunos novos, a matrículas será do dia 15 a 28 de fevereiro.

 

Podem se inscreverem no SCFV, crianças de ambos os sexos, de 06 a 12 anos, para turmas matutino ou vespertino, que participarão das atividades no contra turno escolar.

 

Os pais ou responsáveis devem procurar os CRAS 1 e CRAS 2 para efetuarem as matrículas. CRAS 1 – Rua Mario Guerreiro s/ nº, Bairro: Vila São Pedro, telefone: (67) 3241-3121. CRAS 2 – Av. Mato Grosso do Sul nº 270, Bairro Nova Aquidauana. Telefone: (67) 32412197.

 

 

Os documentos necessários para matrícula e rematrícula são: RG e CPF do responsável; encaminhamento do CRAS; comprovante de residência; espelho do NIS; certidão de nascimento ou RG da criança; declaração escolar; carteira de vacina;  e carteira do SUS.

 

OFICINAS E PROJETOS

 

Além das atividades do SCFV, as crianças e adolescentes devidamente matriculados, poderão participar de oficinas gratuitas com aulas de música, karatê, futebol, voleibol, basquetebol, danças, teatro, natação, pingue pongue e reforço escolar. Também haverá atividades focando valores de cidadania, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, noções de autocuidado.

 

As crianças e adolescentes inscritas no SCFV ainda poderão participar dos projetos: Florestinha (50 vagas); Pelotão Esperança (50 vagas); Patrulha Mirim (40 vagas) e Adote Um Atleta (120 vagas).

TRANSPORTE GRATUITO

 

Outra novidade para este ano, é que todas as atividades com as crianças e adolescentes do SCFV serão centralizadas na antiga escola Nilzalina Ponte Lemos, sede do SCFV. Ou seja, para que as crianças e adolescentes das vilas e bairros possam ir participar das aulas do SCFV, a Secretaria Municipal de Educação irá ofertar transporte gratuito, numa parceria com a SMAS.

 

“Já ofertamos nos programas e projetos sociais para as crianças e adolescentes a alimentação. Este ano, ganharão novos uniformes e terão transporte gratuito de casa até a sede do SCFV para que possam participar das atividades. Aos poucos, de forma responsável e planejada, vamos melhorando a prestação de serviço e o atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e familiar”, destacou o prefeito Odilon Ribeiro.

 

Fonte e Foto: AGECOM