Policiais militares ambientais de Miranda realizavam fiscalização na BR 262, em frente ao Pelotão e apreenderam um caminhão transportando madeira ilegal. A PMA abordou o caminhão GM Chevrolet na terça-feira (13) no final da noite, carregado com 100 estacas e 12 palanques de aroeira, medindo 5,4 m³ e não havia o Documento de Origem Florestal (DOF), que é o documento para o transporte e armazenamento de qualquer produto vegetal nativo.

O veículo e a aroeira foram apreendidos e encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Miranda. O motorista e proprietário da madeira, de 43 anos, residente em Miranda responderá por crime ambiental e poderá pegar pena de um a dois anos de reclusão. Ele também foi autuado administrativamente e multado em R$ 1.329,00.

A portaria 83N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da “aroeira” e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas.