Como chegar aos 106 anos saudável, com disposição, boa memória e muito humor? Para uma idosa de Aquidauana que completou mais de um século de vida no dia 15 de fevereiro, a fórmula se resume a uma vida simples, de trabalho, fé em Deus, amor à família e também ao próximo. Dona Vashi mora com um dos filhos na Vila Quarenta. Mãe de dois homens, chegou com o marido, hoje falecido, em Aquidauana ainda jovem e trabalhando na roça e fez da cidade seu lugar cativo.

O JNE celebrou com dona Vashi mais um ano de vida, com direito a um delicioso bolo confeitado pela sua neta Assunção, brigadeiros, beijinhos, cupcakes, além de um jantar e muitos presentes. A cada convidado que chegava, a simpática idosa estampava no rosto a felicidade em ver o quanto é querida. A estimada vovó é muito amiga do casal Fauzi e Selma Suleiman, hoje vice-prefeita do município, que fizeram questão de participar desse momento tão importante. Até serenata do grupo de canto da Paróquia Nossa Senhora da Conceição dona Vashi ganhou, já que é católica assídua e todas às quintas-feiras participa fielmente da missa do santíssimo.

Lúcida, ela nos contou sua trajetória de vida na cidade e disse ser grata a Deus por permitir que possa aproveitar a vida. Cozinheira de mão cheia, ela até nos revelou a receita da sua famosa chipa e disse que é só combinar que ela faz questão de preparar uma ‘fornada’. Também disse adorar ouvir rádio e se manter informada com os acontecimentos da cidade.

A idosa teve parte de uma das pernas amputadas por conta da diabetes e por conta disso utiliza uma cadeira de rodas para se locomover, mas isso não a impede de ter sua independência de ir e vir. Fora que é extremamente vaidosa, com direito a maquiagem, unhas feitas e acessórios.

Para a família não faltou emoção. O desejo dos descendentes é que esta longevidade seja hereditária e que possam comemorar outros aniversários de dona Vashi. Inclusive o próximo aniversário já está sendo planejado. Dá até para arriscar que Vashi seja a pessoa mais velha de Aquidauana.

O casal Fauzi e Selma, muito amigos de dona Vashi