O Juiz de Direito da Comarca de Aquidauana Juliano Duailibi Baungart converteu em preventiva, a prisão em flagrante de Dion Ellis Barros Cardoso, 23 anos, acusado de assaltar uma loja da área central da cidade no dia 7 de Abril, amarrando a vítima, roubando todo o dinheiro do caixa. Ele voltou na última sexta-feira (08) e tentou assaltar o local novamente. No dia do ocorrido, a prisão preventiva foi representada pelo delegado da Delegacia de Polícia Civil do município, Eder Oliveira Moraes.

“Tendo em vista que a materialidade do delito e os indícios suficientes de autoria estão comprovados pelo boletim de ocorrência e pelo teor dos depoimentos dos policiais contidos no auto de prisão em flagrante, tenho que a prisão em flagrante deve ser convertida em preventiva”, diz um trecho dos autos.

Dion confessou à polícia que assaltou a loja pela primeira vez e Abril, onde amarrou a vítima e roubou cerca de R$ 300 reais do caixa. Na última sexta-feira ele retornou ao local e com uma faca tentou assaltar a mesma pessoa, mas ela acabou reagindo, entrando em luta corporal e ao mesmo tempo gritando por socorro, o que chamou a atenção de populares que passavam pelo local. O bandido fugiu, mas foi alcançado por uma testemunha no pátio da Energisa e preso em flagrante pela Polícia Militar.

A vítima relatou ao JNE que tem receio de Dion ser solto e voltar ao local para se vingar. Mas o magistrado nos autos onde converte pela prisão preventiva, evidencia a importância de mante-lo preso.

“Em que pese o réu seja primário, é certo que as circunstâncias retratadas nos autos demonstram a periculosidade do agente e a necessidade de se acautelar o meio social para arredar a reiteração criminosa.”

O documento ainda diz que não é recomendável a soltura do flagrado neste momento e finaliza que a prisão preventiva é pela garantia da ordem pública, com fundamentos nos artigos 312 e 313 do CPP.

Faca utilizada na tentativa frustada de assalto