Foi realizada na manhã da última sexta-feira (29) a 7ª Edição do Projeto “Rio Limpo”, uma ação promovida pela  Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais de Anastácio – Z-18, onde é realizada uma limpeza das margens dos rios Aquidauana e Taquarussu. O objetivo é sensibilizar a população local e os turistas para a preservação ambiental por meio da retirada do lixo encontrado nas margens desses rios. A ação é realizada em junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente no dia 05 e o Dia do Pescador no dia 29.

Nesta edição foram retirados 2,1oo quilos de lixo. Entre os itens removidos estavam restos de eletrodomésticos, plásticos, aparelhos eletrônicos e até quadro de moto. Os pescadores da Colônia há sete anos desenvolvem esta ação com muita dedicação e compromisso com a natureza e durante todos esses anos com a ajuda de parceiros, retiraram dos rios mais de 11 toneladas de lixo urbano.

O presidente da Colônia Z-18, Aparecido Carlos dos Santos Milan, faz um apelo a população e turistas não joguem seu lixo em lugar impróprio e, na sua hora de lazer às margens dos rios, não deixe para trás os resíduos e muito menos jogue nas ruas e descarte em local adequado, ajudando assim a preservar o meio ambiente e sua biodiversidade.

“Até um quadro de moto foi encontrado dessa vez. A Polícia Civil será acionada, porque pode se tratar de um veículo furtado”, contou o presidente.

A Colônia acredita que, com estas ações, irá conseguir proporcionar que as futuras gerações poderão usufruir do paraíso que temos no Portal do Pantanal. A programação contou com uma procissão fluvial que saiu da Prainha de Anastácio, até a sede da Colônia, onde foi realizada uma missa.