Os 144 canários peruanos apreendidos pela Polícia Militar Ambiental em Corumbá, foram sacrificados e incinerados na manhã desta sexta-feira (17). A informação foi repassada pela IAGRO.

De acordo com o órgão, o sacrifício dos animais se deve ao fato dos mesmos terem ingressado em território brasileiro (oriundos do tráfico de animais), sem documentação sanitária obrigatória. Outra justificativa é de que os animais não são encontrados na fauna brasileira e colocariam em risco a fauna avícola nacional e a avicultura comercial do MS.

Seguindo então o que preconiza a legislação (segundo o órgão), foi realizado o sacrifício e incineração dos animais na própria sede da PMA em Corumbá.

Apreensão

Os animais, que não fazem parte da fauna brasileira, foram encontrados em gaiolas revestidas por bolsas plásticas em posse de uma mulher de 33 anos, na última terça-feira (14), em uma casa no bairro Dom Bosco.

As gaiolas, assim como as aves e a comerciante, foram levadas para Delegacia de Polícia Civil do município. A moradora responderá por crime ambiental e, se condenada, poderá pegar pena de três meses a um ano de detenção.

Além de multada, a comerciante também foi autuada administrativamente. Logo após o registro do caso, os 160 canários foram levados para o quartel da PMA em Corumbá, onde aguardaram a decisão dos órgãos de vigilância e sanidade animal e do Imasul.

Fonte: Folha MS