“Meio ambiente” será o tema da campanha Eu respeito do mês de junho! Toda a UFMS estará unida com o objetivo de valorizar a conservação ambiental.

E a programação também já está definida: haverá oficina, exposição de trabalhos e uma campanha de conscientização no Câmpus de Aquidauana da UFMS (CPAQ).

oficina será realizada com o tema “fabricação de sabão caseiro com aproveitamento de óleo de fritura”, no dia 12 de junho, no saguão do bloco B, unidade II, às 15h30 (vespertino) e às 21h (noturno), pela Profa. Eva Teixeira dos Santos (Geografia/CPAQ).

O objetivo da oficina é discutir a problemática da destinação do óleo de cozinha e a importância da conservação de recursos hídricos, bem como a possibilidade de geração de renda aos interessados.

exposição de trabalhos será promovida no Dia da Conscientização Ambiental e está sendo organizada como uma atividade da disciplina de Educação Ambiental, do Curso de Administração. A ação acontecerá no dia 13 de junho, no saguão do bloco B, unidade II, às 20h30,e está sendo organizada pelo Prof. Mario Ney Rodrigues Salvador.

O objetivo da exposição é estimular a comunidade universitária a refletir sobre atitudes e comportamentos que prejudicam o meio ambiente; contribuir para a formação de um “sujeito ecológico”, consciente de que corretas atitudes ambientais contribuem para a educação ambiental; além de conscientizar a comunidade quanto à importância de estimular pequenas ações ambientais que contribuam para melhorar a qualidade de vida e o local onde vivem.

A campanha “comunique vazamentos” faz parte do Programa UFMS Sustentável. Agora, a comunidade acadêmica poderá comunicar os vazamentos e estragos encontrados pelo câmpus. Para isso, basta acessar o site do câmpus (cpaq.ufms.br), ir ao menu “serviços” e clicar em “comunique vazamentos“. O usuário deve preencher o formulário, clicar em enviar e esperar a mensagem de confirmação.

Outra ação inserida na campanha de junho é o projeto “Plantando sonhos“, que busca plantar sementes e preparar mudas de árvores nativas do pantanal sul-mato-grossense, ambas para doação, também está com inscrições abertas. Veja mais informações sobre o projeto aqui.

A campanha Eu respeito acontece mensalmente em toda a UFMS, com diferentes temas. E o Câmpus de Aquidauana, por meio da Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis (Secae), programa diferentes atividades para promover o espírito de solidariedade entre a comunidade acadêmica.

Dúvidas ou sugestões podem ser direcionadas à Secae, pelo número 3241-0426 ou pelo e-mail [email protected].