Estudantes de Administração da UFMS conheceram pessoalmente o processo de produção da biomassa de banana verde. Dessa vez, os acadêmicos do Câmpus de Aquidauana (CPAQ) realizaram uma visita técnica ao bananal tecnificado utilizado pela Panificadora Viana e Conveniências.

A atividade, válida pela disciplina de “Produção e Operações I” e realizada no dia 13 de junho, contou com a participação de estudantes do quarto semestre e serviu para que o grupo conhecesse os produtos derivados do bananal, como a biomassa da banana verde. O bananal visitado é propriedade do Sr. Artur Viana, Administrador e empresário de destaque na região de Aquidauana.

Durante a visita, os alunos conheceram as técnicas utilizadas no cultivo, na colheita e na armazenagem das bananas, incluindo aspectos da sua irrigação, da busca por controle de pragas de forma limpa e de mecanismos para retardar o amadurecimento da fruta e prolongar a sua shelf life (tempo de prateleira). A visita foi guiada pelo Sr. Artur e pelo Engenheiro Agrônomo e Doutorando Daniel Makoto Kusano, responsável técnico pela área.

Para a acadêmica Ana Paula Nunes, a visita permitiu que os participantes adquirissem um conhecimento diferenciado: “a visita nos trouxe o conhecimento de como todas as etapas são acompanhadas detalhadamente: desde o processo do plantio, sistema de irrigação, cuidados com a bananeira, até a colheita da banana verde para produção da Biomassa, que nos dias de hoje está sendo uma grande aliada para a nossa saúde alimentar, e que além de ser comercializada na Panificadora Viana, também já está presente nos principais mercados da nossa cidade”.

“Todo o processo de acompanhamento dessa produção foi de grande valia para nós acadêmicos da disciplina de Administração de Produção e Operações l, aprimorando e incentivando ainda mais o nosso interesse pela produção do nosso próprio produto”, disse a estudante.

 

Já o acadêmico Sudemar Gabriel Dias chamou a atenção para os cuidados visíveis que ocorrem na produção: “todos os aspectos da produção são bem realizados, inclusive o cuidado com a natureza, buscando não desperdiçar a água”.

A acadêmica Luana Mara Bezerra, por sua vez, destacou a relação da teoria com a prática na atividade realizada: “a vista foi de grande valia, pois podemos ver na prática o que estudamos em sala de aula, as técnicas que eles usam na produção, sendo a preocupação que eles têm com o meio ambiente um grande exemplo. Com toda a certeza é uma produção exemplar”.

Após a visita, tanto os alunos da disciplina como outros alunos do curso, bem como professores e técnicos administrativos, assistiram à palestra “Produção e Inovação para o Desenvolvimento Regional”, em que se abordou o potencial da fruticultura na região para o desenvolvimento regional, tomando-se como exemplo a banana e seus derivados, com enfoque na biomassa da banana verde. O produto, que se trata de uma inovação, tem lugar de destaque no cenário atual, especialmente quando se pensa na região de Aquidauana, uma vez que pode ser adicionado a diversas receitas, com significativos benefícios nutricionais.

A palestra sobre a inovação no desenvolvimento regional foi proferida pela Nutricionista Úrsula Coelho de Barros e pelo Sr. Artur. Foram apresentados os diversos benefícios da biomassa da banana verde, associados à saúde e indícios de algumas pesquisas. O empresário finalizou a palestra mencionando o município de Petrolina como exemplo bem sucedido de desenvolvimento regional via fruticultura, especialmente irrigada, no qual Aquidauana pode se espelhar, e convidou a todos para participarem de Audiência Pública sobre a Fruticultura Regional, no dia 17/07/19, à noite, na Câmara Municipal de Aquidauana.

Confira aqui as fotos das atividades.