Piraputanga vai sediar 4ª edição do Desafio das Araras de Mountain Bike

A Guaicurus Produções, com o apoio da Prefeitura Municipal de Aquidauana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, vai promover no dia 25 de agosto a 4ª edição do Desafio das Araras, evento que encerra as atividades festivas do aniversário de 127 anos do município comemoradas em 15 de agosto.
A etapa é a sequência do circuito de MTB do Desafio das Araras que tem o objetivo de aliar esporte, turismo, lazer e aventura, divulgando os atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul. A última edição do evento ocorreu na cidade de Bodoquena, em 02 de junho, com a participação de 399 atletas de 26 cidades dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, Paraguai e Uruguai.
Homologada pela Federação de Ciclismo de Mato Grosso do Sul, a prova envolve corridas de Mountain Bike abrangendo 03 categorias diferentes: Pró, Sport e Turismo, masculino e feminino. Os atletas vão enfrentar um percurso por estradas de terra, trilhas naturais cercadas pela Serra de Maracajú, com parada para banho na prainha as margens do Rio Aquidauana, passando pela antiga Estação Ferroviária, Furnas dos Baianos e o trecho desafiador do Morro do Paxixi, no distrito de Camisão, percorrendo uma estrada estreita de terra com pedras soltas, bastante íngrime, mas cheia de riquezas naturais, local ideal para a prática de esportes radiais, como o MTB.
Os 05 melhores colocados de cada categoria serão premiados com troféus, e todos os participantes da prova irão receber medalha.
Conforme a programação do evento, no sábado (24/08), haverá o tradicional Passeio Ciclístico, na cidade de Aquidauana, com roteiro turístico para contemplar a história da cidade, que possui construções de valores histórico-culturais, como a Igreja Matriz Nossa Senhora Imaculada Conceição, juntamente com a Casa Paroquial Padre José May, residência dos Missionários Redentoristas que atuam na Paróquia. Além do Museu de Arte Pantaneira Manoel Paes de Barros e o Museu Marechal José Machado Lopes, que possuem um vasto acervo de itens historicamente importantes como armamentos e artefatos usados na Guerra do Paraguai, e registros oficiais do município. A Praça Afonso Pena ou “Praça dos Estudantes” como é popularmente conhecida, abriga a Biblioteca Municipal e a Casa do Artesão. E, localizada ao lado da antiga Estação Ferroviária, hoje sede da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade, está a Feira da Estação, onde são comercializados os produtos agrícolas da Aldeia Indígena Limão Verde. O primeiro dia de evento encerra com um Show de Recepção aos atletas no pátio da Estação Ferroviária (atração a confirmar).
As inscrições para o Passeio Ciclístico serão realizadas no dia 24 de agosto, dia do evento, das 14h às 16h, no stand de inscrições, no pátio da Estação Ferroviária. No ato da inscrição, o atleta deverá doar 1kg de alimento não perecível, que será destinado a entidade social do município. E para a prova da etapa, as inscrições encerram no dia 18 de agosto e podem ser feitas com 10% de desconto até o dia 15 de julho. Quem quiser se inscrever basta acessar o site: https://www.desafiodasararas.com.br

Fonte: Correio MS