Os policiais civis Gil Emerson Vasconcelos Santana e Paulo César dos Reis, presos pelo Gaeco no dia 08 de julho na operação Balcão de Negócios, ganharam a liberdade nesta quarta-feira (31). Na data do fato, de acordo com o MPE (Ministério Público Estadual), foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, 04 de prisão temporária e 11 mandados de busca e apreensão, contra organização criminosa dedicada a prática do tráfico de drogas, armas e corrupção policial.

A reportagem do JNE apurou que os policiais foram soltos pois segundo consta nos autos, não se comprovou de maneira segura, o envolvimento dos mesmos nos delitos de tráfico de drogas e organização criminosa. O MPE, por intermédio dos Promotores de Justiça do Gaeco, revogou a prisão temporária dos dois policiais e de Nelson da Silva Franco e Edson da Silva Barros.

Ainda segundo apuração feita pelo JNE, logo após a prisão do delegado Eder de Oliveira Moraes em operação da Corregedoria da Polícia Civil com a Delegacia de Aquidauana, por envolvimento no sumiço de 101 quilos de cocaína da Unidade Policial da cidade, foi aberta uma investigação paralela, já que surgiram denúncias do envolvimento do delegado em corrupção policial, como por exemplo, extorquir pessoas presas por ele para terem a sua liberdade de volta. O MPE justifica que as prisões dos dois policiais foram imprescindíveis a esta investigação.