Aconteceu em abril deste ano, o concurso nacional NOVOS POETAS que classificou 250 poesias com tema livre, assim como o gênero lírico escolhido. A classificação dos poemas resultou no livro, Poesia Brasil 2019 – Antologia Poética. A licença poética em pleno exercício, através do ineditismo da nova poesia em sua forma e conteúdo.
A jovem poetisa aquidauanense esteve nesta quinta-feira, 1º de agosto, visitando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Aquidauana, onde foi recebida com alegria pela equipe e apresentou o livro e a poesia inscrita e premiada.

Entre as poesias classificadas, está a da aquidauanense, Elisa de Aquino Roas, de 16 anos.  A poesia “Esperança” fala sobre sonhos e conflitos de uma adolescente, trazendo um alerta sobre o suicídio, de uma forma suave e poética.
A poesia contemporânea egressa do cotidiano, merecedora das condições de permanência entre o que há de melhor no patrimônio literário brasileiro. O concurso literário é uma importante iniciativa de produção e distribuição cultural, alcançando o grande público, escolas e faculdades. Ações como esta são importantes, pois incentiva nossos jovens a se interessarem pela leitura, pela produção poética, participação em recitais e saraus, pela arte. (SECTUR)