De janeiro a abril deste ano, Mato Grosso do Sul registrou 467 estupros, média de 3,8 casos por dia no Estado, conforme relatório da Sinesp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) divulgado pelo Ministério da Justiça. No País, foram 14.015 casos, média de 116,79 por dia.

No geral, o relatório aponta queda nos índices de violência no País, tendência que se repetiu em MS, porém, com dados ainda preocupantes.

No quadrimestre, o Estado registrou 133 homicídios dolosos (intencionais), quatro de lesão corporal com morte e quatro latrocínios. Com exceção do último, em que foram registrados dois casos em 2018, os outros registraram queda: 145 homicídios e sete latrocínios.

A diminuição de casos, conforme a Sinesp, é gradual e já havia sido registrada se comparados os quadrimestres de 2018/2017. Há dois anois, foram 566 estupros, 161 homicídios dolosos, quatro lesões corporais seguidas de morte e seis de latrocínio.

Em relação a roubos de veículos, Mato Grosso do Sul registrou 207 casos de janeiro a abril deste ano, 31% a menos que igual período de 2018, 300 no total.

No comparativo feito do bimestre, a reportagem constatou algumas discrepâncias dos dados da Sinesp em relação aos dados disponíveis no site da Polícia Civil. A assessoria informou, naquele período, que os boletins são atualizados regularmente, quando os casos são solucionados e, por isso, podem ter alterações no decorrer dos anos, já que constam as informações no ano da ocorrência.

Fonte: Campo Grande News