As equipes das unidades de saúde de Aquidauana, de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Nioaque, Miranda e Bodoquena começaram hoje (20) e seguem até amanhã (21), participando de uma oficina técnica do programa Planifica SUS.
O Planifica SUS tem como finalidade fortalecer a Atenção Primária à Saúde, assessorando os municípios na organização e na educação permanente de suas equipes, além de definir fontes de financiamento adequado, bem como monitorar e avaliar a execução dos indicadores relacionados às ações desempenhadas pela Atenção Primária.
Sendo Aquidauana, cidade referência em saúde da microrregião, o Ministério da Saúde juntamente com a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein realizará as oficinas técnicas para as equipes de saúde desses municípios nos dias 20 e 21, com o objetivo de implantar o programa Planifica SUS.
A recepção e abertura da oficina aconteceu hoje pela manhã, no auditório da UFMS, campus I, com a mesa dos trabalhos conduzida pela Solange de Oliveira, coordenadora de Gestão Geral do Cuidado, da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul; Ana Lúcia Guimarães (Tuka), secretária municipal de Saúde de Aquidauana; Carlos Alberto, secretário municipal de Saúde de Dois Irmãos do Buriti; Patrícia Vera, do Hospital Israelita Albert Einstein; Caio Leônidas, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aquidauana; além de vários técnicos que atuarão como facilitadores nas oficinas.
A secretária Tuka, em sua fala, agradeceu a presença de todos e a parceria do Governo do Estado e do Hospital Albert Einstein, que estarão capacitando e auxiliando a microrregião na implantação do Planifica SUS. “Acreditamos que esse novo modelo de gestão da atenção primária. Estamos na expectativa que esse novo modelo venha trazer bons frutos para a nossa microrregião, em especial, beneficiando diretamente os nossos usuários do SUS”, completou.
“Esse é um projeto que vai fortalecer o SUS em nosso Estado, nas microrregiões. Agradecemos aos gestores e secretários que aderiram à proposta e aqui estamos para trabalhar e fazer o projeto dar certo. Esse projeto é de uma grandiosidade e o foco é o usuário do SUS e nós, servidores da saúde, nas unidades, sermos agentes transformadores”, frisou Solange de Oliveira.
Ao todo, no Brasil, 27 microrregiões de saúde, participam nesses dois dias, concomitantemente, das oficinas para implantação do Planifica SUS, como um projeto de organização de redes, que no caso das microrregiões de Aquidauana e Jardim, serão redes materno-infantil.
“Aqui começa nosso projeto. O primeiro compromisso é de organizar a rede, para alcançar redução de mortalidade materno-infantil. O foco principal do Planifica SUS é o usuário, agregar valor ao mesmo, fortalecendo os atendimentos de atenção primária para que possamos ter uma rede materno-infantil de excelência reduzindo os casos de morte de crianças e gestantes”, explicou Patrícia Vera.
Em dois dias de oficinas, em Aquidauana e Jardim, serão capacitados cerca de 1.500 profissionais de saúde. Em Aquidauana, a ESF Vila Pinheiro foi escolhida como a unidade laboratório, para ser trabalhada e formatada como modelo e referência no Estado, na implantação do Planifica SUS.
Por meio do Planifica SUS, as sedes de microrregião de saúde, Aquidauana e Jardim terão um Centro de Especialidades materno-infantil, para atender gestantes e crianças de alto risco. O projeto tem o prazo de 1 ano e 6 meses para ser implantado e funcionar, organizando as redes de saúde.

ATENDIMENTOS NO HOSPITAL
Por esse motivo de treinamento das equipes das Unidades de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde estabeleceu uma escala para funcionamento dos postos de saúde, de modo que não prejudique aos cidadãos que precisarem de atendimento médico.  Assim, as unidades de saúde referenciadas não irão ofertar atendimento nos dias 20 e 21 de agosto, mas todos os pacientes dessas unidades poderão buscar atendimento no Hospital Regional, que estará dando suporte à população.
Hoje, 20 de agosto, não funcionarão as ESFs: Cipolândia, Izaura Baes, Nova Aquidauana, São Pedro, Cândido Pinheiro, Modesto Pereira, NASF A, NASF B, Tiago Bogado, São Francisco, Estabelecimento Penal, Centro de Referência da Mulher.
Já na quarta-feira, 21, estarão fechadas as ESFs: Guanandy, Piraputanga, Camisão, Vila Trindade, João Jorge Carneiro, SESAI, João André Madsen, José Vória, Cláudio Fernando Stella e Vila Pinheiro.

Fonte: AGECOM