Fundação de Cultura abre inscrições para turma do curso gratuito de fotografia

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio do Arquivo Público e Museu da Imagem e do Som, dentro do Programa Educativo, oferece uma nova turma do “Curso de Fotografia: Semi e Mirrorless”. O curso é direcionado para pessoas a partir de 12 anos e será realizado nos dias 10, 11 e 12 de setembro, das 14 às 17 horas, no MIS.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas nesta quarta-feira, 4 de setembro, às 16 horas, pelo link: https://forms.gle/DonQbTr7UvCgx5cw7. Os inscritos deverão trazer câmeras semi/pro ou mirrorless. Serão oferecidas 30 vagas.

O curso visa introduzir os participantes nas convenções sobre o uso de câmeras e prioridade de abertura e de exposição; controle do diafragma e conceito de profundidade de campo, controle do obturador para representação do movimento e noções de fotometria e compensação de exposição.

O curso completo está dividido em quatro partes: Câmera de Celular; Semi e Mirroless; Edição; Iluminação. As etapas são desenvolvidas de maneira independente, sendo que o participante pode optar por realizar apenas os blocos em que tem interesse, sem prejuízo de aprendizagem.

O curso foi desenvolvido a partir de experiências do ministrante, Alexandre Sogabe, no ensino de fotografia desde 2008. Sogabe é aluno especial em doutorado em Estudos de Linguagens, desenvolveu o Curso Técnico em Processos Fotográficos (2015) para o Senac e coordenou três concursos de fotografias “Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012, 2013 e 2014). Foi professor de fotografia em Publicidade e Propaganda na Anhanguera (2010 e 2015) e atualmente é professor de pós-graduação na Novoeste e servidor da Fundação de Cultura de MS.