Filhotes foram apanhados em fazendas da região do distrito de Nova Casa Verde - Divulgação/PMA

Um traficante de aves silvestres que transportava 150 filhotes de papagaio foi preso, na noite de sábado (14), por volta das 18h30, em Bataguassu.

A guarnição da PM (Polícia Militar) do município realizava rondas próximo a um posto de combustíveis, quando avistou um veículo Fiat/Uno, com placas de São Paulo-SP, ocupado por dois indivíduos em atitude suspeita. Foi realizada a abordagem e, durante uma vistoria no veículo, a equipe encontrou 150 filhotes de papagaios verdadeiros da espécie boiadeiro.

As aves estavam em quatro caixas de madeiras, acomodadas de forma amadora, com risco iminente de morte. Um dos ocupantes do veículo, 50 anos, assumiu a propriedade dos animais e relatou que ele e o outro ocupante do carro, 58 anos, apanharam as aves em fazendas da região do distrito de Nova Casa Verde. O homem ainda confessou que faz esse tipo de caça todos os anos em fazendas do Mato Grosso do Sul, com fins de vender as aves em feiras de São Paulo pelo valor de R$ 100,00 cada uma.

Diante dos fatos, a guarnição acionou a PMA (Polícia Militar Ambiental), que assumiu a ocorrência e autuou administrativamente o homem de 50 anos em R$ 750 mil. Ele foi preso e responderá por crime ambiental.