A Microsoft anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento do novo aplicativo Office para celular, que reúne Word, Excel e PowerPoint em um mesmo ambiente para facilitar a utilização de todos os serviços de produtividade. Além de todas as funções já existentes nos programas atuais, outros recursos foram incorporados para aprimorar o uso, como um novo painel de acesso rápido. O app está disponível para usuários de Android e iPhone (iOS) em fase de testes.

Qualquer pessoa pode usar os recursos do novo aplicativo Office gratuitamente, sem precisar fazer login. No entanto, caso queira armazenar e acessar seus arquivos na nuvem ou fazer uso de diferentes perfis, é necessário entrar com as credenciais da Microsoft. Segundo a empresa, o novo aplicativo reduz a necessidade de alternar entre vários aplicativos durante o uso e diminui o consumo de espaço na memória do celular.

Na tela principal, o aplicativo permitirá que o usuário inicie suas tarefas partindo de um menu com três ações principais: fazer anotações rápidas no Sticky Notes, escanear documentos e fotos por meio do Office Lens e acessar a tela de edição de textos, planilhas e apresentações. A página inicial também exibe um histórico com os documentos editados recentemente.

Entre os novos recursos do aplicativo, está a possibilidade de tirar uma foto ou documento e transformá-lo em um arquivo editável no Word com apenas um toque. O mesmo ocorre com tabelas impressas, que são transformadas automaticamente em planilhas do Excel ao serem fotografadas. O PowerPoint, por sua vez, pode ajudar o usuário a criar uma apresentação facilmente após a seleção das imagens no telefone.

O aplicativo também permite criar PDFs com a câmera do celular, usando fotos do dispositivo ou em documentos, além de assinar documentos em PDF usando o dedo na tela. Também é possível fazer a leitura de QR Codes e compartilhar arquivos entre telefone e computador instantaneamente.

A Microsoft afirma que os atuais aplicativos do Word, Excel e Power Point independentes continuarão funcionando normalmente. A empresa diz que, por enquanto, o novo serviço está disponível apenas em celulares, mas em breve será lançado também para tablets.