Veículo Volkswagen/Polo, de cor preta, mesmo modelo utilizado em diversos assaltos recentes na Capital - Divulgação

Dois assaltantes morreram baleados após atirarem contra uma equipe do Batalhão de Choque da PM (Polícia Militar), na madrugada deste domingo (10), na BR-060, entre o distrito de Indubrasil e a cidade de Rochedo. Eles foram identificados como Valdecir Valchak, 31 anos, e Dilermando César Pereira de Almeida, 24 anos, e, segundo informações, integravam uma quadrilha que vinha sendo procurada por promover assaltos em comércios de Campo Grande nas últimas semanas.

Os policiais militares realizavam patrulhamento no macro-anel que liga as saídas de Sidrolândia e Aquidauana, momento em que desconfiaram de um veículo Volkswagen/Polo, de cor preta, pois informações apontavam que um carro do mesmo modelo e cor tinha sido usado na prática de diversos roubos na Capital, conforme mostram imagens de circuitos de segurança. A equipe iniciou o acompanhamento tático e deu ordem de parada, mas o condutor ignorou as sirenes e fugiu em direção à saída de Rochedo.

Após o Choque solicitar apoio de outras guarnições para um possível bloqueio, à altura do quilômetro 352, o passageiro do Polo começou a efetuar disparos de arma de fogo contra a viatura. Na sequência, o motorista bateu no meio-fio, desceu do carro com o comparsa e ambos correram para a margem direita da rodovia, onde passaram a atirar juntos em direção aos policiais militares. A equipe do Choque saiu da viatura e revidou o ataque da dupla, que acabou baleada.

Valdecir e Dilermando foram socorridos pelos próprios integrantes da PM e encaminhados à Santa Casa de Campo Grande na viatura, mas não resistiram e morreram pouco tempo depois de darem entrada na unidade de saúde. No local do tiroteio, foram apreendidas uma submetralhadora UZI, uma pistola 7.65, colete à prova de balas, carregadores, munições, um chapéu de palha e dois bonés, além de uma papel com dois endereços, dentro do Polo.

O primeiro endereço, no bairro Portal Caiobá, seria a casa de Antônio Julio da Silva, que tem as alcunhas de “Andorinha” e “Velho do PCC”. Ele é foragido do sistema prisional, mas não foi encontrado na casa. Já no outro endereço, no bairro Novos Estados, os policiais encontraram Vagner Torrico Ramos. Ele admitiu que conhecia a dupla morta no confronto e que era responsável por guardar na residência as armas usadas nos assaltos.

Além disso, Vagner explicou que o armamento era de propriedade de um preso que cumpre pena no Presídio de Segurança Máxima da Capital. Antes de ser morta, a dupla havia passado na casa do suspeito para pegar as armas encontradas no carro. Ele foi preso e encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro.

O local onde houve o confronto entre policiais e criminosos foi preservado até a chegada da perícia e do delegado plantonista.

Veja imagens de reprodução de circuitos de segurança mostrando assaltos recentes ocorridos em Campo Grande, nos quais foi usado um carro do mesmo modelo em que vinha a dupla baleada: