Batalhão de Choque desmantela uma quadrilha que estava aterrorizando no comércio de Campo Grande. Na noite deste domingo (17) o chefe do bando, Antônio Júlio da Silva, conhecido como “Andorinha” ou “Velho do PCC”, morreu em confronto com os policiais militares em uma fazenda, na MS-352, estrada que dá acesso ao Distrito de Taboco, em Rochedo.

De acordo com informações da Polícia Militar, equipe do BPChoque recebeu a informação de que Velho estaria escondido no local, então se deslocou até a propriedade e ao se aproximar da entrada da referida fazenda, visualizou dois indivíduos, os quais ao perceberem a aproximação da guarnição e de que seriam abordados, um deles sacou de uma arma e desferiu disparos contra os militares, que revidaram, momento em que a dupla tentou fugir, porém ainda efetuando diversos disparos, os policiais também atiraram, quando Antonio Julio foi atingido e desarmado.

Antônio Júlio da Silva, o “Velho do PCC” – Divulgação

Velho do PCC portava uma Pistola marca Taurus de calibre 9 milímetros, com 01 carregador alongado com capacidade para 30 munições, no qual restaram apenas 12 intactas e 1na câmara da arma também intacta, e outro carregador sobressalente com 10 munições intactas. O segundo meliante se evadiu para uma região de mata, não sendo possível capturá-lo.

Ainda de acordo com informações, foi solicitado apoio à outra equipe do Choque, a qual realizou o socorro do autor alvejado até a Unidade de Saúde do Município de Rochedo, onde chegou com vida conforme laudo emitido pela médica plantonista, porém não resistiu aos ferimentos indo a óbito. O Delegado de Polícia Titular da Delegacia de Polícia Civil de Corguinho esteve no local.

O criminoso tem extensa ficha criminal, onde entrou no sistema em janeira de 2000, preso por mandado de prisão por Roubo (157), pegando 51 anos de condenação. Tentou por 4 vezes fugir dos presídios IPCG e Segurança Máxima, onde na quinta vez conseguiu. Em 2006 foi mandado para o presídio federal de Catanduvas. Lá permaneceu por 2 anos aproximadamente. E desde então o criminoso não parou com os crimes.

Velho agia junto com seus comparsas, Valdecir Valchak, 31 anos, e Dilermando César Pereira de Almeida, 24 anos, também foram mortos em troca de tiros com policiais militares do BPChoque, no último dia 10 de novembro. Com armamentos de guerra, os assaltos praticados pela quadrilha do chapéu eram planejados por Antônio Júlio.