Tradicionalmente realizada às terças-feiras, de 15 em 15 dias, a Feira da Estação Ferroviária é sempre aguardada com grande expectativa pela população de Aquidauana e região. A edição desta terça-feira (19), a partir das 18h, ainda terá uma atração concomitante preparada pela Prefeitura de Aquidauana – por meio da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo). Trata-se do 3º Festival da Bocaiúva.

De acordo com a organização, a Praça de Alimentação contará com produtos como geleia, farinha, mingau, doce, suco, entre outros à base da bocaiúva, fruto do cerrado que é bastante popular entre os sul-mato-grossenses.

Variedade

Desde que foi estabelecida, a Feira da Estação se tornou um grande sucesso de público no município. Os feirantes expõem os mais diversificados produtos – da produção familiar ao artesanato. Há bancas de hortifruti, com legumes, frutas, hortaliças, pimentas, temperos, farinha, conservas e frutas da época, oriundos da aldeia indígena do Limão Verde e dos assentamentos.

A Praça de Alimentação dispõe de pratos como galinhada, sopa paraguaia, porções de peixe, mandioca, caldo de piranha, pastéis, salgados, cachorro-quente e espetinho.

O público também pode saborear as tapiocas doces, salgadas e cremosas, e o tradicional caldo de cana. A culinária japonesa inclui sushi, sobá, tempurá e o doce dorayaki. A presença de uma comitiva pantaneira garante os sabores da típica comida regional, como arroz carreteiro e macarrão tropeiro. As bancas de doces apresentam doces em compota, bolos, chocolates, mousses e bombons, brigadeiro, pão de mel, bolos confeitados e da vovó, trufas, além de pães e biscoitos. Pode-se encontrar, ainda, mel, melado e rapadura.

Outro atrativo da feira que chama a atenção do público são as bancas repletas de artesanatos com preços acessíveis. É possível encontrar desde itens de decoração personalizados, artesanatos com motivos pantaneiros, até utensílios domésticos, como, por exemplo, capas de eletrodomésticos, porta-pratos, jogos de pano de copa e toalhas bordadas e com crochê. A organização também abre espaço para as crianças, que podem se divertir à vontade no “Espaço Kids”, e para músicos da região. A atração desta terça-feira será Lívio Barreto.

Em 2018, o evento teve o projeto selecionado para receber recursos do Governo do Estado.

Serviço

A Feira da Estação acontece das 18h às 23h, na esplanada da Estação Ferroviária, no Centro de Aquidauana, com entrada franca. O evento conta com o apoio da Gerência de Obras, Departamento de Trânsito, 7º BPM (Batalhão de Polícia Militar), 1º SGB (SubGrupamento de Corpo de Bombeiros) e diversas entidades. Tem como objetivo promover lazer e entretenimento para a comunidade, além de ser uma alternativa de evento que incentiva a geração de renda e economia solidária para os feirantes e artesãos de Aquidauana, da cidade, zona rural e aldeias.

Para quem estiver interessado em ser expositor e comercializar produtos e artesanatos na Feira da Estação de Aquidauana, é necessário procurar a Sectur e se informar sobre as normas para comercialização e exposição na feira. (Expresso MS)